CCJ APRECIA PROJETOS PARA FINANCIAMENTO PÚBLICO EXCLUSIVO DE CAMPANHAS ELEITORAIS



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deverá apreciar neste segundo semestre dois projetos de lei do Senado, tramitando em conjunto, que tratam do financiamento público exclusivo de campanhas eleitorais. Caso sejam aprovados, fica eliminada a possibilidade de doações por empresas como observa-se atualmente. Os autores são os senadores Sérgio Machado (PSDB-CE) e Pedro Simon (PMDB-RS).
As propostas prevêem a inclusão no Orçamento de verba específica destinada ao Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos (Fundo Partidário) para financiar campanhas eleitorais. O cálculo terá como base o valor de R$7,00 por eleitor alistado pela Justiça Eleitoral até 31 de dezembro do ano anterior a eleição. Os recursos serão distribuídos aos partidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Simon prevê em seu projeto a destinação de 1% das dotações orçamentárias para partidos com estatutos registrados no TSE e o restante para aqueles que obtiveram a proporção de votos, estabelecida em lei específica, na última eleição para a Câmara dos Deputados. O projeto de Sérgio Machado estipula que os recursos serão distribuídos, em sua totalidade, aos partidos políticos com representação na Câmara dos Deputados.
Em sua proposta, o senador Sérgio Machado detalha os critérios de distribuição dos recursos entre a direção nacional e as regionais dos partidos. Com isso, ele espera garantir que um mínimo de recursos chegue a todos os municípios, viabilizando as diversas campanhas.
Os senadores querem assegurar com suas propostas igualdade de competição entre os candidatos e evitar escândalos decorrentes de doações por empresas cujos candidatos beneficiados têm que trabalhar depois de eleitos para satisfazer seus interesses.
- Com o financiamento público nós vamos dar igualdade, fortalecer a democracia e diminuir o risco de que os homens de bem e que o estado brasileiro tenha que pagar contas por facilidades criadas para financiar campanhas - justifica Sérgio Machado.

20/07/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ APRECIA PROJETOS PARA FINANCIAMENTO PÚBLICO EXCLUSIVO DE CAMPANHAS ELEITORAIS

CCJ rejeita financiamento público exclusivo de campanhas eleitorais

Senado aprova financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais

Sérgio Souza e José Pimentel defendem financiamento público exclusivo para campanhas eleitorais

Luiz Henrique defende aprovação de financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais

Reforma política: CCJ decide sobre financiamento público exclusivo nas campanhas eleitorais