Senado aprova financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais



O Senado aprovou nesta quarta-feira (dia 25) projeto do senador Sérgio Machado (PSDB-CE) exigindo o financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais e fixando critérios de distribuição dos recursos dentro dos partidos. Ficou decidido que, em anos eleitorais, a dotação orçamentária do Fundo Partidário terá por base o valor de R$ 7,00 por eleitor alistado pela Justiça Eleitoral. A matéria agora vai à deliberação da Câmara.

Pelo projeto, fica vedado a partido e candidato receber direta ou indiretamente doação em dinheiro ou estimável em dinheiro, inclusive por meio de publicidade de qualquer espécie, proveniente de pessoa física ou jurídica.

O Plenário decidiu também que os recursos do Fundo Partidário serão distribuídos aos diretórios nacionais dos partidos na seguinte proporcionalidade: 1%, em parcelas iguais, para todos os partidos existentes; 99% para os partidos com representação na Câmara dos Deputados, na proporção de suas bancadas.

A matéria aprovada dispõe ainda que os recursos recebidos pelos partidos para o financiamento das campanhas serão distribuídos entre as diversas eleições e candidatos, segundo critérios definidos pelo diretório nacional, ouvidas as executivas regionais.

Vinte senadores manifestaram-se sobre a matéria, entre eles Roberto Requião PMDB-PR), que considerou profundamente duvidosa a eficácia do projeto. Ele comparou a iniciativa à adoção, numa república capitalista, de regras das repúblicas missionárias dos Guaranis. E disse que isso dará à Justiça Eleitoral possibilidades infinitas de alvitre.

A maioria dos senadores, contudo, considerou que a matéria abre caminho para acabar com a corrupção no processo eleitoral. O senador Paulo Hartung (PPS-ES), por exemplo, disse que a iniciativa propiciará a igualdade de oportunidades entre os candidatos, estimulando a emergência do novo.

Aprovado projeto que amplia prazo de filiação partidária
Propostas aprovadas foram sugeridas por comissão especial da reforma política
Sérgio Machado comemora início da reforma política

25/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ rejeita financiamento público exclusivo de campanhas eleitorais

CCJ APRECIA PROJETOS PARA FINANCIAMENTO PÚBLICO EXCLUSIVO DE CAMPANHAS ELEITORAIS

CCJ APRECIA PROJETOS PARA FINANCIAMENTO PÚBLICO EXCLUSIVO DE CAMPANHAS ELEITORAIS

Luiz Henrique defende aprovação de financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais

Reforma política: CCJ decide sobre financiamento público exclusivo nas campanhas eleitorais

Sérgio Souza e José Pimentel defendem financiamento público exclusivo para campanhas eleitorais