CCJ aprova indicação de Artur Vidigal para ministro do STM



A indicação do procurador federal Artur Vidigal de Oliveira para ministro do Superior Tribunal Militar (STM) foi aprovada nesta quarta-feira (14) por unanimidade pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em votação secreta, e segue para votação em Plenário. A vaga aberta é em decorrência da aposentadoria do ministro Flávio Flores da Cunha Bierrenbach.

Artur Vidigal nasceu em Brasília em 1960 e se formou em Direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (Uniceub). Exerce atualmente a função de consultor da Advocacia Geral da União (AGU), mas nos 27 anos de carreira já ocupou cargos de destaque nos ministérios do Meio Ambiente, da Defesa e do Desenvolvimento Agrário também fazem parte do currículo do indicado da Presidência da República.

Vidigal possui pós-graduação em Ordem Jurídica e Ministério Público e Especialização em Direitos Humanos. Também possui trabalhos publicados, em especial sobre a função social da propriedade rural na democracia e a imposição da desapropriação por interesse social, para fins de reforma agrária.

Ao apresentar parecer em favor de Artur Vidigal, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) observou que se trata de "uma contribuição que vai engrandecer a atual composição do STM".

Durante a sabatina, Artur Vidigal afirmou que o STM nunca "se curvou a quem quer que seja" e, por essa razão, terá orgulho em integrar aquela Corte.

- É uma corte laboriosa, comprometida com a independência e a harmonia, tanto interna quanto externa, entre civis e militares - afirmou o indicado, ao acentuar ainda que se dedicará ao STM com "isenção e entusiasmo".

A indicação de Artur Vidigal foi elogiada por vários senadores. O presidente da CCJ, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), lembrou que o STM terá seu primeiro ministro nascido na Capital da República. Alvaro Dias (PSDB-PR) elogiou a qualificação técnica do indicado, que também recebeu elogios de Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Tasso Jereissati (PSDB-CE).



14/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova indicação para ministro do STJ

CCJ aprova indicação para ministro do STM

Senado aprova indicação para ministro do TCU

Plenário aprova indicação de ministro para o STM

CCJ APROVA INDICAÇÃO DE JUIZ DO TRF PARA MINISTRO DO STJ

CCJ APROVA INDICAÇÃO PARA O CARGO DE MINISTRO DO STM