CCJ aprova proibição de bingos no Brasil



Os senadores da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ)aprovaram nesta quarta-feira (24) parecer favorável do senador Maguito Vilela (PMDB-GO) a projeto do senador Roberto Requião (PMDB-PR) que modifica a legislação sobre desportos para proibir o funcionamento das casas de bingo no país.

Atualmente, a lei permite os jogos de bingo em todo o território nacional, liberando a clubes e federações a exploração desse tipo de jogo para angariar recursos destinados ao desenvolvimento dos esportes que promovem.

- Essa permissão, advinda com a chamada Lei Pelé, não trouxe nenhum tipo de benefício para o esporte nacional, como se argumentava à época da sua aprovação. Pelo contrário, com os bingos vieram para o país os grupos ligados ao crime organizado, à máfia e ao narcotráfico - justificou Requião, acrescentando que havia recebido informações de parlamentares argentinos dando conta de que os grupos que atuam no Brasil são os mesmos da Argentina.

Também Maguito Vilela e o senador Gerson Camata (PMDB-ES) ressaltaram o caráter prejudicial dos bingos, lembrando que os mesmos constituem jogos de azar que são vedados no Brasil. Camata disse que, desde que os jogos foram permitidos, há cerca de três anos, milhares de pessoas perderam todo o dinheiro que tinham nos bingos.

Caso seja aprovado o projeto de Requião, a atividade ficará proibida e as casas de bingo em funcionamento só poderão explorar os jogos até a data em que as autorizações perderem a validade. A matéria ainda precisa ser votada em caráter terminativo pela Comissão de Educação (CE), seguindo, então, para análise da Câmara dos Deputados se não houver recurso para sua votação no Plenário do Senado.



24/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá defende proibição dos bingos no país

CAS aprova proibição do uso do DDT

CAS aprova proibição do trabalho de menores

CAE APROVA PROIBIÇÃO DO USO.DE CHUMBO EM EMBALAGENS

ROMEU TUMA APROVA PROIBIÇÃO DE ARMAS

SENADO APROVA PROIBIÇÃO DE BOMBAS AUTOMÁTICAS