CAS aprova proibição do trabalho de menores



Menores de 16 anos de idade não poderão trabalhar em todo o país, salvo na condição de aprendizes e a partir dos 14 anos. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (20) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) ao aprovar parecer do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) favorável a projeto de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS). O projeto vai agora a exame do Plenário.

O projeto (PLS 297/03), que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente, recebeu também emenda na CAS, de autoria da senadora Patrícia Saboya (PPS-CE), garantindo ao adolescente aprendiz o direito de receber um salário mínimo/hora, salvo condição mais favorável.

Na mesma reunião, presidida pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), foi rejeitado projeto (PLS 57/03) de autoria do então senador Francelino Pereira, que regulamentava o exercício da profissão de artesão.

Para o relator, senador Demostenes Torres (PFL-GO), o projeto tratava mais do trabalho do aprendiz de artesão do que propriamente da regulamentação do exercício da profissão, o que, segundo informou, já está prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O projeto vai ao arquivo.



20/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova proibição de venda de tinta em aerossol a menores

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APROVA PROIBIÇÃO DE VENDA DE CIGARROS A MENORES

CAS aprova proibição de anotações desabonadoras na carteira de trabalho

CAS aprova proposta regulamentando trabalho de menores de 18 anos

No trabalho das comissões, foi aprovada proibição do porte de arma no país

Proibição de trabalho para menor de 16 anos deve constar do ECA