CCJ aprova projeto que torna mais eficaz a recuperação de bens e valores



Juízes, promotores e autoridades policiais poderão contar com instrumentos jurídicos mais eficazes para recuperar bens e valores provenientes de atividades ilícitas, incluindo aí o crime de lavagem de dinheiro. Foi o que decidiu nesta quarta-feira (3) a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) ao aprovar, em decisão terminativa, substitutivo do senador Osmar Dias (PDT-PR) a projeto de lei de autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS).

VEJA MAIS

Pelo projeto (PLS 323/07), a decretação do seqüestro de bens determinada pela autoridade, após confirmada a existência de indícios veementes da proveniência ilícita dos bens, também atingirá os recursos empregados na aquisição deles, mesmo sendo de procedência lícita. O seqüestro, no caso, também recairá sobre bens, direitos e valores ainda que transferidos a terceiros. A intenção da proposta é flagrar infratores que misturam nos negócios recursos lícitos e ilícitos.

Nos casos de prisão em flagrante pela prática de crime contra a economia popular, o sistema financeiro, a administração pública, a ordem tributária ou a Previdência Social, além do crime de lavagem de dinheiro e ocultação de bens, direitos e valores, será fixado, conforme prevê o projeto, pagamento de fiança que vai variar de mil até dez mil vezes o valor do salário mínimo de referência, a contar da data da prática do crime.

Os senadores Aloizio Mercadante (PT-SP), Valter Pereira (PMDB-MS) e Demóstenes Torres (DEM-GO) aplaudiram a aprovação do projeto, todos afirmando que o projeto tem por meta dotar o Poder Judiciário, o Ministério Público e a polícia de meios ágeispara recuperar bens e valores adquiridos ilicitamente. A proposta altera os artigos 126, 131, 132 e 325 do Código de Processo Penal (Decreto-Lei 3.689/41) e o artigo 3º da lei que dispõe sobre os crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores (Lei 9.613/98).

Cláudio Bernardo / Agência Senado



03/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado projeto que torna mais eficaz recuperação judicial de bens e valores provenientes de atividades criminosas

Plasma torna cicatrização de tendões mais eficaz

Ana Rita pede ajustes na Lei Maria da Penha para torná-la mais eficaz

CAS aprova projeto que torna mais céleres processos trabalhistas

CCJ aprova projeto que permite instrumentos mais eficazes para prisão de bens

Projeto torna obrigatória separação de bens em casamento de pessoas a partir de 70 anos