CCJ confirma aprovação de proposta que aproxima Ministério Público da sociedade



Estreitar os laços entre o Ministério Público e a sociedade é o objetivo do substitutivo aprovado nesta quarta-feira (22) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em turno suplementar e decisão terminativa. A proposta obriga o Ministério Público a realizar audiências públicas nas suas respectivas comarcas pelo menos uma vez por ano.

Pelo texto aprovado, derivado de projeto de lei (PLS 217/08) do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), os encontros entre o MP e a comunidade servirão para a identificação das demandas sociais, e, conseqüentemente, para a definição das prioridades institucionais do órgão. As audiências serão precedidas de ampla divulgação, com a emissão de relatórios, anuais e especiais, além de recomendações dirigidas aos órgãos e às entidades interessadas.

Para viabilizar a realização das audiências, o projeto altera a Lei Orgânica do Ministério Público (Lei 8.625/93). Em seu substitutivo, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) afirma que, ao pretender estreitar os laços com a sociedade civil, o Ministério Público ganha maior efetividade.

- A proposição só merece encômios, pois se destina a estreitar os laços entre o Ministério Público e a sociedade civil, a quem a instituição representa, dando-lhe maior efetividade, no curso da trilha aberta pela Constituição de 1988, que conferiu ao parquet relevância inédita em nossa História - afirmou Jarbas Vasconcelos.



22/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eunício confirma aprovação do financiamento público de campanha na CCJ

Maria Fachini confirma na Assembléia denúncias que fez ao Ministério Público

Projeto aproxima Defensoria Pública da sociedade

Aprovado projeto que ajuda a aproximar Ministério Público da sociedade

Ministério vai ouvir sociedade sobre proposta de radiodifusão educativa

Senadores dizem que Projeto Ficha Limpa aproxima o Congresso da sociedade