CCJ deve votar projeto que aumenta penas para crime de "pirataria"



Os senadores da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) examinam, na reunião marcada para esta quarta-feira (23), às 10h, o relatório do senador João Capiberibe (PSB-AP) favorável ao projeto de lei da Câmara dos Deputados que altera os Códigos Penal e de Processo Penal para aumentar as penas de condenado por pirataria de obras de arte protegidas pelo direito autoral.

De iniciativa do Poder Executivo, o projeto, de 1996, define que a comercialização ilegal de músicas, vídeos, livros, obras de arte e softwares (programas de computador) será punida com reclusão de dois a quatro anos, além da aplicação de multas. A reprodução de obras para uso individual, como a gravação caseira de CDs, não é caracterizada como crime pela proposta.

A CCJ, que tem 44 itens em sua pauta, também pode votar o projeto de lei do senador Jefferson Péres (PDT-AM) que atualiza o Código de Processo Penal quanto às competências do Ministério Público, definidas pela Constituição de 1988. Com o apoio do relator na CCJ, senador Pedro Simon (PMDB-RS), Jefferson acredita que as divergências entre os dois textos têm causado atrasos e falhas processuais, principalmente no que diz respeito às responsabilidades de promotores e procuradores e de autoridades policiais.

Extração mineral

Também está prevista para esta quarta-feira, às 9h30, reunião da Subcomissão de Extração Mineral para definir a sua pauta de trabalho. Vinculada à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a subcomissão tem como presidente a senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA). Seu principal objetivo é estudar a legislação nacional e internacional existente sobre o assunto e, ao final dos trabalhos, apresentar projeto de lei que trate da extração mineral.



22/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ pode votar projeto que aumenta penas para crimes de corrupção nas áreas de educação e saúde

CCJ deve votar projeto que agrava penas para crimes contra policiais

CCJ deve votar projeto de Jereissati que aumenta pena para quem explorar trabalho escravo

CCJ deve votar projeto de Jefferson Péres que torna crime publicidade oficial para autopromoção

CCJ deve votar projeto que torna a corrupção crime hediondo

Senado deve votar projeto que visa aprimorar combate ao crime organizado