CCJ discute nesta tarde fim de multa aplicada pela União ao PR



Depois de muita negociação, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) decidiu realizar sessão extraordinária, às 15h, para examinar projeto de resolução do Senado (PRS 24/08) que extingue multa mensal aplicada pela União ao estado do Paraná, desde novembro de 2004, pelo suposto descumprimento de contrato para viabilizar a privatização do Banestado (Banco do Estado do Paraná).

Durante a discussão da matéria na manhã desta quarta-feira (28), o senador Adelmir Santana (DEM-DF) pediu vista e queria adiar sua votação para a próxima semana, no que foi apoiado pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ). Após sucessivos apelos do autor do PRS 24/08, senador Osmar Dias (PDT-PR), endossados pelos senadores Romeu Tuma (PTB-SP), Jayme Campos (DEM-MT) e Edison Lobão (PMDB-MA), prevaleceu o acerto para que o pedido de vista se resumisse a algumas horas e a CCJ encerrasse logo a votação da proposta.

Essa decisão foi antecedida pela leitura de parecer do senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA), com emenda de redação, pela constitucionalidade, juridicidade e regimentalidade do PRS 24/08. Ao final do relatório, Antonio Carlos Júnior recomenda seu reexame pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), à qual cabe avaliar as implicações econômicas e financeiras do projeto.

Acompanhado pelo governador do Paraná, Orlando Pessuti, de assessores do governo estadual e políticos paranaenses, Osmar Dias afirmou que seu estado não pode mais continuar arcando com a cobrança da multa mensal de R$ 68 milhões pela União, o que classificou como uma "injustiça tremenda".



28/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Multa aplicada na Chevron foi a maior permitida pela lei, diz Ibama

Procuradorias asseguram multa aplicada pela Anatel contra rádio clandestina

AGU confirma que multa aplicada por autarquia não pode ser extinta

Assegurada multa aplicada a posto de combustível que descumpriu norma

Norte Energia diz que vai recorrer da multa de R$ 7 milhões aplicada pelo Ibama

Conselho de Defesa Econômica reduz multa aplicada a empresas de gases industriais