CCJ examina na quarta-feira processo contra Renan; Arthur Virgílio será o relator



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) examinará na reunião de quarta-feira (19) projeto de resolução do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que pede a perda do mandato do presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), por ter supostamente adquirido, sem que conste em sua relação de bens, grupo de comunicação em Maceió em sociedade com o empresário João Lyra. De acordo com a assessoria de imprensa do presidente da comissão, senador Marco Maciel (DEM-PE), o relator da matéria será o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM).

Conforme a assessoria de Maciel, o senador quer uma apreciação ágil da matéria. A CCJ não entra no mérito do pedido de perda de mandato - ou seja, não se pronuncia sobre se Renan deve ou não ser cassado. O papel da comissão é verificar se o processo obedeceu a Constituição, as leis e também as normas e princípios jurídicos, o que em linguagem técnica é chamado de constitucionalidade, legalidade e juridicidade.

No dia 5 de setembro, a CCJ aprovou, por 20 votos a um, parecer do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) ao projeto de resolução que também pedia a perda do mandato de Renan com base nas investigações sobre a primeira representação contra o presidente do Senado. No dia 12, Renan seria absolvido no Plenário.



19/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ examina caso Renan na quarta. Arthur Virgílio será o relator

CCJ votará processo contra Renan na próxima quarta-feira

CCJ votará processo contra Renan na próxima quarta-feira

Conselho de Ética analisa segundo processo contra Renan na quarta-feira

Conselho de Ética transfere para quarta-feira votação de relatório do processo contra Renan

Processo contra Renan continua sem relator