CCJ examina nesta quarta se Jader pode se defender agora no Conselho de Ética



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) decidirá nesta quarta-feira (dia 26), a partir das 10h, se o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) tem direito a uma defesa prévia no Conselho de Ética, antes que seja votado o relatório da comissão de três senadores que avaliou se Barbalho infringiu o decoro parlamentar. O pedido de defesa prévia foi feito em recurso pelo próprio Jader, durante reunião do Conselho, na última quinta-feira (dia 20).

O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS), decidiu remeter o assunto à CCJ e deu prazo de dois dias para uma resposta, a contar desta segunda-feira (dia 24). O presidente da CCJ, senador Bernardo Cabral (PFL-AM), nomeou o senador Osmar Dias (sem partido-PR) para dar parecer sobre a consulta.

Na reunião de quinta (dia 20) do Conselho de Ética, Jader Barbalho inicialmente apresentou uma questão de ordem para ser ouvido, alegando que fora cerceado em seu direito constitucional de defesa. A questão foi contraditada pelo senador Waldeck Ornelas (PFL-BA) durante a reunião, para quem o indiciado só faz sua defesa depois de aberto processo de investigação, o que ainda não ocorreu. Com isso, Juvêncio negou a questão de ordem, o que levou Jader Barbalho a apresentar seu recurso à CCJ.

21/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CONSELHO DE ÉTICA EXAMINA DOSSIÊS DE ACM E JADER

CONSELHO DE ÉTICA EXAMINA AMANHÃ DOSSIÊS DE ACM E JADER

CCJ definirá se Jader pode se defender antes da votação do relatório pelo conselho

CONSELHO DE ÉTICA EXAMINA NA QUARTA RELATÓRIO SOBRE LUIZ ESTEVÃO

CCJ discute nesta quarta mudanças no Conselho de Ética

Conselho de Ética reúne-se nesta quarta-feira