CCJ INAUGURA RETRATO DE BERNARDO CABRAL NA GALERIA DE EX-PRESIDENTES
- Na presidência da CCJ, Cabral demonstrou capacidade, como já havia demonstrado nas lides jurídicas e na Câmara dos Deputados, como relator da Constituinte. Brilhou pela seriedade e pela decência pela qual se pautou - declarou o presidente do Congresso, senador Antonio Carlos Magalhães.
Cabral, que desempenhou o cargo de março de 1997 a março de 1999, agradeceu a homenagem patrocinada pelo presidente da CCJ, senador José Agripino (PFL-RN).
- É uma homenagem aos que precisam ser amigos leais, ter caráter, aos que aceitam que ser político não é estar voltado a ambições pessoais - afirmou Cabral, que inaugurou a foto ao lado de sua esposa, Zuleide.
O presidente da CCJ disse que Cabral é um exemplo de vida a serviço da democracia e que faz jus a homenagens grandiosas.
O presidente da Câmara, Michel Temer, destacou a longa amizade que tem com Bernardo Cabral, reconhecendo sua competência e dinamismo. O senador Pedro Simon (PMDB-RS) resumiu a biografia do homenageado, cassado pela ditadura militar, presidente do Conselho Federal da Ordem das Advogados do Brasil (OAB), e ministro da Justiça.
- Com serenidade, Cabral representou a média do pensamento da Assembléia Nacional Constituinte. Deveríamos ter dezenas e dezenas de "bernardos cabral" - afirmou. Os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Carlos Mário Velloso, e do Superior Tribunal de Justiça, Paulo Saraiva Costa Leite, também destacaram a atuação de Cabral na Constituinte.
Antecessor de Cabral na presidência da CCJ, o senador Iris Rezende (PMDB-GO) disse que, em sua luta pelo restabelecimento da democracia, Cabral teve papel decisivo na reinstitucionalização do Estado de Direito no Brasil, um "verdadeiro trabalho de gigante".
Os presidentes do Superior Tribunal Militar, tenente-brigadeiro do ar Sérgio Ferolla, do Tribunal Superior do Trabalho, Wagner Pimenta, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Plauto Afonso da Silva Ribeiro, o ministro do Tribunal de Contas da União, Marcos Vilaça, o procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, o embaixador de Portugal, Francisco Knopfili, além de dezenas de parlamentares, prestigiaram a cerimônia
12/04/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAE inaugura retrato de Lúcio Alcântara na galeria de ex-presidentes do colegiado
Retrato de ACM é integrado à galeria de ex-presidentes da CCJ
Collor tem seu retrato colocado na galeria de ex-presidentes da CRE
GALERIA DOS EX-PRESIDENTES DA CCJ RECEBERÁ RETRATO DE IRIS
Hélio Costa tem retrato fixado na galeria de ex-presidentes da CE
CAE inclui retrato de Mercadante na galeria de ex-presidentes da comissão