Hélio Costa tem retrato fixado na galeria de ex-presidentes da CE



"As experiências que tive enquanto era integrante da Comissão de Educação do Senado foram muito importantes e são usadas hoje para modernizar a Educação no Brasil", declarou nesta quarta-feira (11) o ministro e senador licenciado Hélio Costa, ao agradecer a solenidade promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) para a fixação de sua foto na galeria de ex-presidentes do colegiado.

- Apesar de singelo, este é um dos momentos mais importantes da minha vida - disse o ministro.

Hélio Costa lembrou que, na época em que ocupou a presidência da CE - de 21 de fevereiro a 11 de julho de 2005 - o colegiado procurou tratar dos assuntos mais importantes em discussão no Senado.

- Enquanto estive aqui, a Comissão de Educação criou o Estatuto da Criança e do Adolescente; instituímos o Prêmio Jornalista Roberto Marinho do Mérito Jornalístico, criamos o projeto de isenção dos impostos incidentes sobre instrumentos musicais importados para o Brasil e tornamos obrigatória a veiculação de canais universitários nas TVs a cabo, entre outras medidas - relatou.

Durante a homenagem, o ministro das Comunicações destacou ainda dois projetos que considera os maiores elaborados no âmbito do governo federal e que, na sua concepção, têm relação com sua atuação na CE: a criação da TV digital e a instalação de Internet com banda larga em todas as escolas públicas até 2016. Hélio Costa acredita que as duas medidas irão desencadear o que ele chamou de revolução cultural no Brasil.

Darcy Ribeiro

A solenidade promovida pela CE incluiu uma homenagem ao antropólogo, educador e senador Darcy Ribeiro, por meio de palestra - "Darcy e sua Visão Perspectiva da Educação" - apresentada pelo assessor especial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil, professor Célio da Cunha. Para o assessor da Unesco, Darcy foi uma figura ímpar na luta pela educação, que sempre levou em consideração a valorização da cultura dos povos que formam a Nação brasileira.

- Darcy Ribeiro desejava que acertássemos o passo conosco mesmo através da educação; queria fazer a diversidade étnica do Brasil, que é a síntese de toda a miscigenação histórica do nosso país, emergir pela instrução educacional e valorização de nossos costumes - declarou.

A mesa de homenagem foi integrada pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves, pelo presidente da CE, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), e pelo senador Augusto Botelho (PT-RR). 



11/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Retrato de ACM é integrado à galeria de ex-presidentes da CCJ

Collor tem seu retrato colocado na galeria de ex-presidentes da CRE

GALERIA DOS EX-PRESIDENTES DA CCJ RECEBERÁ RETRATO DE IRIS

CCJ INAUGURA RETRATO DE BERNARDO CABRAL NA GALERIA DE EX-PRESIDENTES

CAE inclui retrato de Mercadante na galeria de ex-presidentes da comissão

CAE inclui retrato de Mercadante na galeria de ex-presidentes da comissão