CCJ sabatina indicados ao Conselho Nacional de Justiça



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) fará, na próxima quarta-feira (29), a sabatina de três indicados ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) indicou o advogado de Santa Catarina Jefferson Luis Kravchychyn. Conselheiro do CNJ desde 21 de julho de 2009, ele é candidato à recondução ao cargo. O relator da indicação é o senador Roberto Requião (PMDB-PR).

A decisão sobre a recondução de Kravchychyn foi adiada na última terça-feira (21) porque os senadores queriam antes esclarecer denúncia contra o advogado, feitas por um desembargador de Minas Gerais e apresentadas pelo senador Demóstenes Torres (DEM-GO). O indicado da OAB é acusado de ter violado sigilo e divulgado seu voto à imprensa antes da conclusão de processo envolvendo o desembargador, que tramitava no conselho. Ele refuta a acusação.

O segundo a ser sabatinado é o ministro Carlos Alberto Reis de Paula, indicado pelo Tribunal Superior do Trabalho. O relator da indicação é o senador Aécio Neves (PSDB-MG). A última sabatina da sessão será a do procurador regional da República Wellington Cabral Saraiva, indicado pela Procuradoria Geral da República. A relatoria é do senador Pedro Taques (PDT-MT).

O Conselho Nacional de Justiça é composto por 15 membros, com mandato de dois anos, admitida uma recondução. Os conselheiros têm por atribuição constitucional controlar a atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e o cumprimento dos deveres funcionais dos juízes.

A votação das indicações, tanto na CCJ quanto no Plenário do Senado, é secreta. O indicado deve ter seu nome aprovado por maioria absoluta.

Leitura de relatórios 

Além das sabatinas, os senadores devem também fazer a leitura de duas outras indicações para o CNJ. O Supremo Tribunal Federal indica o desembargador José Roberto Neves Amorim, e o Tribunal Superior do Trabalho indica o juiz do trabalho José Lúcio Munhoz. As indicações são relatadas na comissão pelos senadores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e Eduardo Suplicy (PT-SP), respectivamente.

A CCJ deve ler ainda ofício com a indicação de Adilson Gurgel de Castro, pela OAB, para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A relatoria é do senador José Agripino (DEM-RN).

A reunião da CCJ está marcada para as 10h, na sala 3 da ala Alexandre Costa.



24/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ sabatina indicados ao Conselho Nacional de Justiça

CCJ sabatina indicados para o Conselho Nacional do Ministério Público

CCJ sabatina indicados para Conselho Nacional do Ministério Público

CCJ sabatina indicados para Conselho Nacional do Ministério Público

CCJ sabatina indicados para Conselho Nacional do Ministério Público

CCJ sabatina indicados ao Conselho Nacional do Ministério Público e pode votar novas regras para concursos