CCJ VAI DECIDIR SOBRE CRIAÇÃO DO CONSELHO DE CORRETORES DE SEGUROS



A Comissão de Assuntos Sociais decidiu encaminhar à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, projeto do senador Ney Suassuna (PMDB-PB) que cria o Conselho Federal de Corretores de Seguros, de Capitalização e de Previdência Privada, e os respectivos Conselhos Regionais, com a finalidade de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão. A solicitação partiu do senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR), por entender que a iniciativa é de competência do presidente da República.
Na mesma reunião, o senador Sebastião Rocha (PDT-AP) pediu vistas do projeto que cria o Conselho Federal e o curso de instrumentador cirúrgico. O relator da matéria, Mozarildo Cavalcanti, defende o arquivamento do projeto. Ele explicou que a criação de conselhos cabe ao presidente e que as universidades têm autonomia para criação de cursos, como o de instrumentador cirúrgico, desde que sejam obedecidas as normas do Conselho Nacional de Educação.
Foi retirado da projeto de Mozarildo que utiliza a contagem do tempo de estágio, em órgãos públicos e na iniciativa privada, para fins de aposentadoria. O relator, Juvêncio da Fonseca (PFL-MS) recomendou a rejeição do projeto, sob o argumento que o estagiário já dispõe de instrumentos de contribuição junto à Previdência Social.
A CAS resolveu adiar também a votação do projeto do ex-senador Blairo Maggi (sem partido - MT) que trata da pesquisa, produção, embalagem, transporte, armazenamento, comercialização, propaganda, importação e classificação de produtos agrotóxicos, bem como o da senadora Luzia Toledo (PSDB-ES) que inclui na lista dos serviços voluntários aqueles prestados a entidades de assistência à mulher.

09/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROJETO DE SUASSUNA CRIA CONSELHO DE CORRETORES DE SEGUROS

Superintendência de Seguros Privados expedirá carteira profissional de corretores

Governador participa da abertura do 12º Congresso Nacional dos Corretores de Seguros

PLEBISCITO VAI DECIDIR SOBRE CRIAÇÃO DE NOVO ESTADO

Conselho de Ética abre reunião para decidir sobre processo contra Demóstenes

Simon diz que STF poderá ser chamado a decidir sobre validade de recurso ao Plenário contra decisão do Conselho de Ética