PROJETO DE SUASSUNA CRIA CONSELHO DE CORRETORES DE SEGUROS



A criação de conselho com o objetivo de fiscalizar e disciplinar o exercício da profissão de corretores de seguros em todo país é tema de projeto do senador Ney Suassuna (PMDB-PB), que tramita em caráter terminativo na Comissão de Assuntos Sociais. A proposta abrange ainda os corretores de títulos de capitalização e de previdência.
O estrutura idealizada pelo senador compõe-se de Conselho Federal, conselhos estaduais e assembléia geral da categoria. Entre as atribuições do Conselho Federal está a aplicação de leis e regulamentos, visando o bom desempenho profissional e ético dos profissionais. Os conselhos regionais seriam responsáveis pelo cadastro e inscrição de corretores e aplicação de penas disciplinares. A diretoria de cada órgão seria eleita por assembléia geral com mandato de 3 anos. Os cargos não são remunerados e os empregados deverão ser subordinados ao regime das leis trabalhistas.
Na justificação da matéria, Suassuna destacou a importância de se fiscalizar de maneira mais rigorosa a atividade exercidas por corretores de seguros, de capitalização e de previdência privada e afirmou que o projeto traria inúmeros benefícios à sociedade, que freqüentemente utiliza esse tipo de serviço.

28/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ VAI DECIDIR SOBRE CRIAÇÃO DO CONSELHO DE CORRETORES DE SEGUROS

Superintendência de Seguros Privados expedirá carteira profissional de corretores

Governador participa da abertura do 12º Congresso Nacional dos Corretores de Seguros

SUASSUNA QUER ALTERAR DECRETO-LEI DOS SEGUROS PRIVADOS

Suassuna elogia governo pelo envio de projeto que cria a Redesim

Aprovado projeto de lei que cria o Conselho Estadual da Habitação