CCJ vai examinar emenda do PT sobre obras inacabadas



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) vai reexaminar a proposta de emenda à Constituição nº 34/1999, do senador Pedro Simon (PMDB-RS), que proíbe qualquer governo, inclusive prefeituras, de paralisarem obras iniciadas nas gestões anteriores. O assunto constava da pauta de votações do Plenário desta quinta-feira (7), mas emenda apresentada pelo líder do PT, senador Tião Viana (AC), remeteu o assunto novamente ao exame da CCJ.

A matéria já foi discutida intensamente na comissão, onde recebeu um substitutivo do ex-senador Roberto Requião que evita proibir a suspensão de obras de governos passados. Requião entendeu que um governo pode abandonar uma obra com a qual não concorde, desde que se explique e cumpra certas exigências legais.

Tião Viana diz que sua emenda acolhe a idéia central do projeto original de Pedro Simon e do substitutivo de Requião. Ela estabelece que o projeto da lei orçamentária preparado pelo governador, presidente da República ou prefeito deve conter um demonstrativo com todas as informações sobre a obras paralisadas e as razões da suspensão de suas verbas. Mais: o projeto do orçamento tem de informar quanto custarão por ano as obras inacabadas (manutenção).

O Plenário do Senado aprovou na sessão desta quinta-feira (7) substitutivo da senadora Ideli Salvatti (PT-SC) ao PLC 111/2002 instituindo 2004 como -O Ano do Educador e da Valorização Profissional do Professor-. Neste ano, os governos deverão executar programas que busquem valorizar -o ato humanitário de educar-, resgatar o prestígio social dos professores, promover o interesse dos jovens pelo magistério, entre outros.

O projeto original foi apresentado na Câmara em agosto de 2000 pela ex-deputada Marisa Serrano e determinava que o ano de comemoração seria 2002. Dado o atraso na votação, a senadora Ideli Salvatti propôs que -O Ano do Educador- seja 2004. A proposta terá de voltar ao exame dos deputados.



07/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cartilha sobre obras do PAC no Piauí mostra obras inacabadas ou que sequer começaram, afirma Heráclito

Papaléo registra auditoria do TCU sobre obras inacabadas

Antunes pede relatório sobre obras inacabadas

Adiado exame sobre criação de cadastro de obras inacabadas

Heráclito quer informações sobre obras inacabadas do governo do PI

CFC instala subcomissões sobre agências controladoras e obras inacabadas