CCJ vai examinar projeto que exige nomeação de aprovados em concurso público



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) examinará nesta quarta-feira (14), a partir das 10h, uma pauta com 50 projetos, entre os quais o PLS 122/08, do senador Marconi Perillo (PSDB-GO), que exige a nomeação dos aprovados em concurso público para preencher o número de vagas previsto no edital. O projeto obriga os órgãos públicos a mencionarem no edital o cronograma de convocação dos aprovados.

Marconi Perillo pondera que a não nomeação de aprovados em concursos tem se tornado comum, pois a atual legislação deixa a cargo dos órgãos públicos a decisão sobre as nomeações. Para ele, a decisão de não dar posse a aprovados caracteriza "abuso de poder" de "administradores públicos irresponsáveis" e "insensíveis ao interesse público e aos esforços dos candidatos"

Acrescenta que, na esperança de um futuro melhor, "milhões de pessoas tomam decisões de vida, mudam de cidade, abandonam empregos, dedicam-se menos às suas famílias" em função de concursos, correndo o risco de, ao final, verem o "sonho não realizado" por falta de um planejamento correto do governo. O projeto recebeu voto favorável do relator, senador Adelmir Santana (DEM-DF). A matéria será decidida em caráter terminativo, seguindo para a Câmara dos Deputados, se aprovada na comissão.



09/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ vai examinar projeto que obriga nomeação de aprovado em concurso público

Aprovados em concurso público podem obter mais garantia de nomeação

Projeto de Mão Santa torna obrigatória nomeação de candidato aprovado em concurso público

Projeto exige concurso para contratação de estagiários no serviço público

Eletrobras suspende nomeação de aprovados em concurso

AGU derruba liminar que impedia nomeação de 105 aprovados em concurso do MPU