CCJ volta a examinar indicação de Luiz Moreira Júnior ao CNMP



Ao final da reunião desta quarta-feira (6), o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), comprometeu-se a dar uma posição, na próxima semana, sobre a convocação dos procuradores da República Helio Telho Corrêa Filho e Matheus Baraldi Magnani, acusados de tentar impedir a recondução de Luiz Moreira Gomes Júnior ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A questão foi levantada pelos senadores José Agripino (DEM-RN), Pedro Taques (PDT-MT) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que estão convencidos de que a recondução do conselheiro não pode ser votada pelo Plenário antes de a CCJ esclarecer a denúncia contra os procuradores.

A CCJ aprovou a recondução de Luiz Moreira Júnior para o CNMP em agosto de 2012, mas requerimento apresentado em Plenário pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS), solicitando o esclarecimento de acusações contra o ex-conselheiro, levou a questão de volta à comissão.

Naquela mesma ocasião, a CCJ aprovou requerimento do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) pedindo a convocação de depoimento dos procuradores. Ambos foram apontados por Luiz Moreira Júnior, durante sua sabatina, como participantes de um esquema para impedir sua recondução ao CNMP. Apesar da aprovação do pedido de depoimento, os dois procuradores não chegaram a ser ouvidos pelo Senado.

 



06/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS volta a examinar indicação de Stella Gregori para a ANS

Indicação de Luiz Moreira para conselho do Ministério Público é aprovada na CCJ

Senadores contestam, mas Plenário aprova indicação ao CNMP

Plenário debate processo de sabatina e adia votação de indicação de conselheiro do CNMP

CRE começa a examinar indicação de embaixadores

Comissão de Constituição e Justiça aprova recondução para CNJ e indicação para CNMP