CCJ vota ampliação de medidas de proteção a menores em risco



O respeito à dignidade e à integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), poderá ser ampliado se aprovado projeto nesse sentido (PLS 46/06), apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS). A proposta será votada nesta quarta-feira (9), em decisão terminativa, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e seguirá para exame da Câmara.

A medida pretende dar mais garantias judiciais aos menores em risco de sofrer assédio por parte de pedófilos e traficantes, segundo salientou Paim, na justificação da proposta. O PLS 46/06 acrescenta dispositivos ao ECA para possibilitar que o detentor da guarda ou posse de fato de criança ou adolescente requeira ao juiz competente medidas necessárias para assegurar a integridade física, psíquica e moral do menor. Essa solicitação também poderá prever a proibição de determinada pessoa se aproximar de criança ou adolescente a partir de certa distância.

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) apresentou parecer pela aprovação da matéria. O relator preservou a intenção de Paim de manter, por ordem judicial, a criança ou adolescente afastada de pessoas que possam colocar em risco sua integridade física, psíquica e moral. Mas, por meio de emenda, suprimiu outro dispositivo que pretendia submeter quem descumprisse essa decisão judicial a pena de detenção de seis meses a três anos, mais multa.

- Indicamos a supressão do art. 2º do projeto de lei do Senado porque entendemos que aqueles que afrontarem a ordem judicial deverão incidir no crime de desobediência, já previsto no artigo 330 do Código Penal, não havendo especial razão para se instituir nova figura típica - justificou Raupp em seu parecer.

07/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovadas medidas de ampliação de proteção para menores em risco

Aprovada na CCJ ampliação da segurança para juízes em situação de risco

Aprovada ampliação da proteção legal a brasileiros que atuam no exterior

NABOR JÚNIOR DEFENDE AMPLIAÇÃO DOS MECANISMOS DE PROTEÇÃO À MULHER

Estudo será utilizado para ações de proteção de crianças em situações de risco

Projeto consolida aplicação de medidas socioeducativas para menores infratores