CCJ vota PECs que alteram regras para a suplência de senador



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) tem reunião marcada para esta quinta-feira (21), às 10h, para a apreciação de uma pauta de 21 itens. O item três reúne sete propostas de emendas à Constituição (PEC) que alteram as regras da substituição do senador titular por suplente. Duas delas, de autoria dos senadores Tião Viana (PT-AC) e Eduardo Suplicy (PT-SP), propõem a eleição direta para o suplente. Todas as PECs em questão são relatadas pelo senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que apresentou substitutivo.

Seis proposições tramitam em conjunto com a PEC 11/03, de autoria do senador Sibá Machado (PT-AC). Essa proposta permite que o suplente de senador apenas substitua o titular, proibindo que ele o suceda no exercício do mandato. Cônjuges e parentes consangüíneos do titular, até segundo grau, ou por adoção, são proibidos de ocupar a suplência. A PEC determina ainda que seja feita uma nova eleição no caso de o titular do cargo deixar o mandato.

Outra PEC (08/04), do senador Jefferson Péres (PDT-AM), admite a eleição para suplente do titular que deixar o cargo, somente se a vacância ocorrer a mais de 30 meses para o fim do mandato.

O senador Tião Viana é autor da PEC 18/07, segundo a qual cada partido deverá apresentar dois suplentes para cada candidato a senador, mas somente um será eleito. Apresentada pelo senador Eduardo Suplicy, a PEC 55/07 também propõe a eleição direta para a suplência, sendo que cada partido deverá apresentar três candidatos para a vaga, com dois deles sendo eleitos.

Outras proposições

Na primeira parte da sessão, a CCJ deverá examinar a indicação da juíza Kátia Magalhães Arruda, do Tribunal Regional do Trabalho (16ª Região-Maranhão), para integrar o Superior Tribunal do Trabalho (TST). O voto do relator será analisado em votação secreta.

Outra matéria incluída na pauta (PLS 217/06), de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), altera a Lei de Execução Penal para autorizar a instalação de salas de aulas nos presídios.

Também deverá ser apreciado o PLS 86/05, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), que responsabilizar os gestores dos bancos administradores dos Fundos Constitucionais por atos de improbidade administrativa. O relator da matéria é o senador Jefferson Péres.

20/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ adia para a próxima semana decisão sobre PECs que tratam da suplência de senador

CCJ examina sete PECs que tratam da suplência de senador

CCJ discute propostas que mudam regras para suplência de senador

CCJ deve votar novas regras para suplência de senador no dia 12 de março

Regras de suplência de senador podem ser mudadas na reforma política

CCJ vota PECs sobre suplente de senador