CCT debate uso da faixa de 700 MHz para telefonia e TV



O uso da faixa de 700 MHz para a tecnologia 4G e para a televisão é tema de debate que começou há pouco na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). Atualmente em uso pelas TVs abertas, a faixa deve ser liberada até 2018 no Brasil, com a migração das emissoras para a tecnologia digital.

A intenção do governo federal é licitar o espectro de 700 MHz para a tecnologia 4G já em 2014. Essa faixa, no entanto, também está sendo cogitada para uso das televisões públicas, que temem ficar desalojadas com as mudanças de tecnologia digital, e pelo Exército e outros representantes das forças de segurança pública, que querem o espaço para ações de defesa nacional. Na discussão entram ainda os setores de radiodifusão e de telefonia celular.

Autor do requerimento de debate, o senador Lobão Filho (PMDB-MA) destaca que a nova destinação da faixa envolve “interesses econômicos e estratégicos” e, por isso, merece uma análise mais detalhada.

– Mostra-se um cenário complexo, com muitas discussões ainda pendentes das necessárias definições, e qualquer que seja a decisão sobre a destinação da faixa de 700 MHz, todas as dúvidas e questões devem ser saneadas, para que haja um processo transparente e que não traga prejuízos – disse o senador.

Foram convidados, entre outros, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Batista de Rezende; o diretor executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), Eduardo Levy Cardoso Moreira; e o diretor de Planejamento e Uso do Espectro da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Paulo Ricardo Balduíno.

A reunião acontece na sala 7 da ala Senador Alexandre Costa. O cidadão que quiser participar pode enviar perguntas.

 

Mais informações a seguir



09/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conselho debate transferência da faixa de 700 MHZ da televisão para telefonia

Anatel vai leiloar faixa de frequência para telefonia fixa, móvel e banda larga

Empresas de telefonia vão pagar custos do uso da faixa de 700 MHz, diz Anatel

CCT debate destinação de faixa da TV aberta para serviços de banda larga

Audiência debate planos de telefonia mais baratos para deficientes auditivos

CCT debate em audiência pública destinação da faixa de 2,5 GHz