CCT discute acesso gratuito a cadastros eletrônicos de consumidores



O consumidor poderá ter acesso gratuito, via internet, às informações sobre ele arquivadas em cadastros de consumo como SPC e Serasa. A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) analisará projeto (PLS 470/2011) com esse sentido em reunião extraordinária a ser realizada na próxima quarta-feira (23).

Segundo o senador Paulo Bauer (PSDB-SC), autor do projeto, o artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) só garante à população o acesso gratuito aos seus dados nas modalidades de atendimento presencial e por carta. No entanto, na justificativa do projeto, o parlamentar considera que "para o consumidor, a internet seja o modo mais fácil e adequado para que ele consulte informações sobre sua eventual inadimplência". Bauer afirma que as entidades de cadastro de consumo já recebem tarifas de bancos e empresas por seus serviços, o que tornaria "abusiva" a cobrança ao consumidor pela consulta via internet.

A matéria recebeu parecer favorável do relator, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), e será apreciada em caráter não terminativo. 

Radiodifusão

Na mesma reunião, a CCT apreciará projetos de decreto legislativo que outorgam nove autorizações e uma permissão para execução de serviços de radiodifusão, além de seis renovações de permissão e uma renovação de concessão para tais serviços. 

Orçamento

A CCT também discutirá e votará emendas ao Projeto de Lei Orçamentária de 2012.



18/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CMA discute propostas que facilitam acesso a cadastros de consumidores

CCT vota acesso gratuito aos cadastros de devedores

Brasil começa a formar cadastros positivos de consumidores

Projeto reduz prazo para manutenção de registros negativos em cadastros de consumidores

Pesquisadores ganham portal gratuito de livros eletrônicos

Aprovado acesso gratuito a cadastro positivo