Pesquisadores ganham portal gratuito de livros eletrônicos
Site será lançado na próxima quarta-feira, 26
Pesquisadores de USP, Unesp e Unicamp contarão, a partir da próxima quarta-feira, 22, com mais um aliado para seus estudos. Trata-se do Portal E-books, iniciativa do consórcio Cruesp-Bibliotecas.
O portal reunirá sete coleções de livros eletrônicos – os chamados e-books – de distintas áreas do conhecimento. O acesso será gratuito e livre para quem acessar o portal dos terminais cadastrados, o que contempla toda a rede de computadores da USP e outras universidades.
O lançamento oficial do portal se dará no auditório da Biblioteca Central da Unicamp. O consórcio Cruesp-Bibliotecas, responsável pelo projeto, é um braço do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais de São Paulo (Cruesp) e reúne os gerenciadores das bibliotecas das três instituições, que têm no órgão um espaço para a discussão de iniciativas em conjunto.
O Portal E-books é uma delas. Segundo Adriana Ferrari, diretora técnica do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da USP, é imprescindível que o diálogo entre as três universidades esteja afinado. E a implantação do portal traduz essa ambição: “para negociar a compra dos e-books, conseguimos um melhor preço, já que estávamos atuando em conjunto. É uma iniciativa muito benéfica”, destaca. O trabalho no formato de consórcio rendeu ao projeto também o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp).
Variedade
Adriana aponta que na comunidade científica não há uma demanda específica pelos e-books. O que há, segundo a diretora, é uma busca por uma maior acessibilidade e difusão da informação – e é justamente nessa linha que o projeto se encaixa. “É evidente que as bibliotecas e os livros tradicionais não acabarão. Mas o papel das bibliotecas ganha uma nova função, com a chegada dos meios digitais”, comenta. Segundo a diretora, o Sibi fará capacitação dos bibliotecários da Universidade, para que esses auxiliem os pesquisadores a interagirem com as novas tecnologias.
O Cruesp-Bibliotecas teve, no processo de aquisição dos e-books, a preocupação de que as coleções adquiridas contemplassem diferentes ramos do ensino e pesquisa. “Sabemos que, para algumas áreas, a oferta de livros eletrônicos é maior que a de outras. Mas nossa meta foi fazer com que o portal fosse benéfico para todas as áreas, e por isso diversificamos as aquisições”, explica Adriana Ferrari.
Há títulos em português e espanhol. Mas o inglês, língua mais utilizada no mundo científico, é o idioma da maior parte das publicações.
Acesso
Todos os computadores da USP terão acesso direto ao portal. Usuários da rede VPN – que replica, em micros particulares, a rede de computadores que o funcionário ou pesquisador utiliza na USP – poderão consultar o Portal E-Books em seus micros.
A sistemática de uso seguirá o que é feito, hoje, para o acesso a periódicos e revistas científicas. A editora do e-book disponibiliza um campo para consulta livre dos textos, sendo vetado ao usuário apenas a cópia completa da obra.
Inicialmente, o Portal E-Books terá a duração mínima de cinco anos. Nesse período, o Sibi e o Cruesp-Bibliotecas verificarão como foi o acesso ao sistema, se ele apresentou os resultados esperados, e quais serão as próximas medidas a serem tomadas em relação ao projeto. Mas Adriana Ferrari destaca que é bem improvável que, após os cinco anos iniciais, o portal deixe de existir: “a demanda na Universidade é sempre para o novo. E o acesso ao conhecimento é algo que interessa a todos. Acredito que a utilização e a repercussão do projeto só tendem a crescer”.
A partir de 22 de agosto, o Portal E-Books poderá ser acessado pelo endereço http://bibliotecas-cruesp.usp.br/unibibliweb/.
Da USP Online
08/20/2007
Artigos Relacionados
CCT discute acesso gratuito a cadastros eletrônicos de consumidores
Biblioteca do futuro disponibiliza 188 mil livros eletrônicos
Livros eletrônicos poderão ter benefícios fiscais
CE aprova isenção tributária para livros eletrônicos
Projeto que iguala livros eletrônicos aos tradicionais já está na Câmara
CAS aprova adaptação de livros e caixas eletrônicos às necessidades dos deficientes visuais