CCT inicia suas atividades com projetos que beneficiam o consumidor



A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) inicia suas atividades deste ano na próxima quarta-feira (13), às 8h45, tendo em pauta diversos projetos que beneficiam o consumidor. Dentre as matérias a serem votadas, o projeto de lei da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) que exige a divulgação clara de informações sobre todos os encargos financeiros relativos a pagamentos parcelados ou financiados de produtos adquiridos pelo consumidor - além da taxa mensal de juros, o número e o valor das prestações, o montante do preço a prazo e o preço à vista.

O projeto da senadora (PLS 293/07), que acrescenta parágrafos no artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), exige, também, que os caracteres utilizados para divulgar essas informações não dificultem a leitura e a compreensão de seu sentido e alcance pelos consumidores. O projeto tem como relator o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), e, após ser votado na CCT, será encaminhado para votação em decisão terminativa da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

Outra proposição que modifica o Código de Defesa do Consumidor é o projeto de lei do senador Renato Casagrande (PSB-ES) que obriga os fornecedores a informarem aos consumidores, no momento da oferta, o consumo de energia provocado por produtos e serviços colocados no mercado, bem como a eficiência desses produtos e serviços. O projeto (PLS 220/07) recebeu parecer favorável do seu relator, Marcelo Crivella (PRB-RJ). Após ser aprovado na comissão, será encaminhado, para decisão terminativa, à CMA.

Requerimentos

Compõe ainda a pauta de votação o requerimento do senador Romeu Tuma (PTB-SP) que solicita a realização de uma audiência pública destinada a debater os desafios e as perspectivas dos radiodifusores no processo de migração para a TV Digital. Já o senador Marcelo Crivella apresentou requerimento que pede a realização de uma audiência pública para debater a implementação do programa de biodiesel urbano para o país.

A CCT também analisará 15 projetos de decreto legislativo que concedem autorização para emissoras de rádio e televisão executarem transmissões em cidades de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Rondônia e Goiás.

A reunião da CCT, cujo presidente é o senador Wellington Salgado (PMDB-MG), será na sala 13, da Ala Alexandre Costa. 



07/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cultura: Teatro de Dança inicia suas atividades

Cultura: Teatro de Dança inicia suas atividades

Cultura: Teatro de Dança inicia suas atividades

Comissão Mista de Orçamento inicia suas atividades em 2014

Comissão Mista de Mudanças Climáticas inicia suas atividades de 2008

Escola do Legislativo inicia suas atividades com curso para recepcionistas