CCT poderá ouvir representantes da Finatec



A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) deverá votar nesta quarta-feira (19) requerimento do senador Romeu Tuma (DEM-SP) convidando representantes da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), da Universidade de Brasília (UnB), para prestar esclarecimentos sobre o uso irregular de recursos da instituição destinados à pesquisa. A reunião da CCT está prevista para começar às 8h45.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) denunciou recentemente a Finatec por atuação irregular. Entre as irregularidades apontadas pelo MPDFT, estão os gastos de R$ 470 mil para mobiliar o apartamento funcional ocupado pelo reitor da UnB, Timothy Mulholland. O senador Romeu Tuma pretende que sejam ouvidos pela CCT o ex-presidente do Conselho Superior da Finatec Antônio Manoel Dias Henriques, bem como o ex-presidente do Conselho Fiscal da Fundação Nelson Martins.

Os parlamentares da CCT deverão analisar ainda projeto de lei do Senado que trata do compartilhamento da infra-estrutura de coleta e processamento de informações no mercado de cartões de crédito e débito. A proposta (PLS 677/07) é de autoria do senador Adelmir Santana (DEM-DF), recebeu parecer favorável do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e será ainda votada em decisão terminativa na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

A proposta de Adelmir pretende que comerciantes possam ter um único terminal de venda para lidar com cartões de crédito de bandeiras diferentes - por exemplo, Visa, Mastercard e American Express - como acontece nos Estados Unidos. O senador explica na justificação da proposta que, atualmente, para cada bandeira o comerciante precisa ter um terminal específico, o que obriga o comerciante a pagar um aluguel para cada terminal, além de lidar com várias instalações, fios e conexões telefônicas.

Além disso, justifica o senador, essa situação dificulta a expansão de novas bandeiras e faz com que pequenos estabelecimentos, devido aos custos, sejam obrigados a optar por uma ou duas bandeiras e acabem escolhendo sempre as que já possuem maior base de cartões emitidos.

Constam na pauta da CCT ainda 17 projetos de decreto legislativo que autorizam e renovam a concessão de funcionamento de rádios AM, FM e comunitárias. Os projetos serão analisados em decisão terminativa na comissão.

17/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão ouve representantes de entidades que receberam verbas da Finatec

Comissão quer ouvir dirigentes da Finatec sobre uso de recursos em apartamento de reitor da UnB

CPI do futebol começa a ouvir representantes do Flamengo

CPI da Pedofilia deve ouvir representantes do Skype e da CTBC

CPI vai a Minas ouvir depoimento de representantes da Mendes Júnior

Senadores vão ouvir na terça representantes da indústria sobre a crise