CCT vai discutir denúncias de uso irregular de recursos da Finatec



A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realiza audiência pública nesta quarta-feira (2), a partir das 9h, com o objetivo de colher o depoimento dos presidentes afastados do Conselho Superior e do Conselho Fiscal da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), da Universidade de Brasília (UnB), respectivamente Antônio Manoel Dias Henrique e Nelson Martin.

Eles deverão prestar esclarecimentos sobre as denúncias de uso irregular de recursos da Finatec para mobiliar luxuosamente o apartamento funcional ocupado pelo reitor da Universidade de Brasília (UnB), Timothy Mulholland. De acordo com essas denúncias,R$ 470 mil dos recursos que deveriam ser destinados à pesquisa científica e tecnológica teriam sido liberados para o pagamento de móveis e acessórios.

Em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Organizações Não-Governamentais (ONGs) na última semana, Antônio Manoel negou que tenha sido o responsável pela liberação de recursos da Finatec para mobiliar o apartamento funcional da reitoria da UnB. Segundo afirmou aos membros da comissão, essa liberação é de responsabilidade do diretor-presidente e do diretor-financeiro da instituição e não do ocupante do cargo de presidente do Conselho Superior da instituição.

- Entendo que esses recursos poderiam ter sido melhor aplicados, mas como presidente do Conselho Superior, não tenho qualquer atribuição executiva. Essa questão do apartamento nunca foi levada ao Conselho - afirmou Antônio Manoel, em depoimento à CPI das ONGs.

Antônio Manoel e Nelson Martin estão afastados dos cargos que ocupam na Finatec por determinação da Justiça do Distrito Federal, até que sejam concluídas as investigações a respeito do uso irregular de recursos da fundação.



31/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI das ONGs concentra trabalho na apuração das denúncias contra Finatec

Presidentes de conselhos da Finatec dizem que não liberaram recursos para compra de móveis

Comissão quer ouvir dirigentes da Finatec sobre uso de recursos em apartamento de reitor da UnB

Paulo Passos fala na CI sobre denúncias de liberação irregular de verbas no Ministério dos Transportes

Ministro do Desenvolvimento Agrário fala no Senado sobre denúncias de venda irregular de terras

Presidente do Conselho da Finatec nega liberação de recursos para mobiliar apartamento do reitor da UnB