CCT vota fundo de faculdades particulares para financiar pesquisas



A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) analisa em decisão terminativa, nesta quarta-feira (18), substitutivo do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) a projeto de lei (PLS 409/03) do senador licenciado e atual ministro das Comunicações, Hélio Costa, que autoriza as instituições de ensino superior privadas a criarem um fundo setorial com o objetivo de promover a pesquisa científica e tecnológica.

De acordo com a proposta, universidades, faculdades, faculdades integradas, instituições e escolas de ensino superior deverão financiar esse fundo setorial contribuindo com 2% de seu faturamento bruto obtido com o pagamento de matrículas e mensalidades.

Na justificação de seu projeto, Hélio Costa observa que a "concentração dos poucos recursos do grande número de instituições de ensino superior privadas permitirá o surgimento de um considerável orçamento destinado à pesquisa nos seus graus mais avançados." Como contrapartida, argumenta ele, as essas instituições serão beneficiadas com a transferência do conhecimento gerado pela fundação.

Caso aprovado o substitutivo de Demóstenes, a matéria deverá ser apreciada em turno suplementar pela CCT.

Pedofilia

A comissão deverá examinar ainda, na mesma reunião, o PLS 121/08, de autoria do senador Magno Malta (PR-ES), que proíbe as empresas de cartões de crédito a autorizarem transações relacionadas com jogos de azar e pornografia infantil via rede mundial de computadores.

Constam também da pauta da CCT dez projetos de decreto legislativo autorizando o funcionamento de emissoras de rádio em vários estados do país.



13/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Azeredo propõe o uso do FGTS para pagamento de faculdades particulares

Faculdades particulares oferecem bolsas de estudos

Voluntários do Escola da Família ganham descontos em faculdades particulares

Mozarildo denuncia guerra de mercado entre faculdades particulares

Seja um voluntário do Escola da Família e ganhe descontos em faculdades particulares

Antero quer que faculdades particulares invistam em pesquisa e qualificação de funcionários