Mozarildo denuncia guerra de mercado entre faculdades particulares
O senador adverte para o fato de muitas instituições - segundo o jornal - estarem oferecendo cursos com mensalidades até 350% abaixo do preço de custo do mesmo curso em outras universidades concorrentes. O objetivo dessa prática ( dumping ), continuou Mozarildo, é atrair alunos que se matriculam em instituições desprovidas de um corpo docente qualificado e sem instalações adequadas.
Segundo o senador muitas instituições recorrem a aliciadores para convencer os estudantes a se transferirem para as universidades que representam. Uma universidade que estaria sendo vítima de aliciadores utilizou grampos telefônicos para descobrir essa negociação, uma atitude escandalosa, na avaliação do senador.
Mozarildo disse que há provas de que instituições fazem uso de chantagem e de tráfico de influencia junto a instâncias decisórias do poder público. A finalidade é obterem vantagens ou prejudicarem as concorrentes.
O senador lembra que defende a presença da iniciativa privada na área de educação superior, por confiar no relevante papel social que essas instituições podem desempenhar. "Todavia, nada justifica a omissão do poder público na fiscalização, orientação, coordenação e supervisão do sistema", afirmou.
18/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Faculdades particulares oferecem bolsas de estudos
Voluntários do Escola da Família ganham descontos em faculdades particulares
CCT vota fundo de faculdades particulares para financiar pesquisas
Azeredo propõe o uso do FGTS para pagamento de faculdades particulares
Seja um voluntário do Escola da Família e ganhe descontos em faculdades particulares
Antero quer que faculdades particulares invistam em pesquisa e qualificação de funcionários