CDH aprova ciclo de debates sobre os 120 anos da "abolição inconclusa" da escravatura



Em reunião realizada nesta quinta-feira (21), os senadores da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovaram nove requerimentos, entre os quais o que prevê a realização de um ciclo de debates sobre "questões atinentes ao povo negro". Autor da proposta, o senador Paulo Paim (PT-RS) informou que os debates integram as comemorações pelos "120 anos da abolição inconclusa" da escravatura.

VEJA MAIS

Ainda de autoria de Paim, foi acolhida proposta de debate sobre a pertinência de realização de exame para registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O colegiado acolheu também requerimento do senador gaúcho para realização de diligência em Porto Alegre, destinada a instruir projeto que institui anistia post mortem de João Cândido, almirante negro que liderou a Revolta da Chibata, em 1910.

De autoria do senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), a comissão aprovou a realização de audiência pública fechada para ouvir João Vicente Goulart, filho de João Goulart, para tratar de informações acerca do suposto assassinato do ex-presidente da República. Durante a reunião, Mesquita Júnior informou que o ex-agente de inteligência do Uruguai e autor das denúncias sobre o suposto assassinato, Mario Barreto, prestará depoimento a uma comissão da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. Ao lembrar que a CDH aprovou requerimento no mesmo sentido, o parlamentar sugeriu que um grupo de senadores vá a Porto Alegre acompanhar a oitiva, sugestão acolhida pela comissão.

Também foi aprovada proposta de Mesquita Júnior, apoiada pelo senador Romeu Tuma (PTB-SP), para realização de debate sobre os conflitos que estão ocorrendo no município de Tailândia, no noroeste do Pará, entre fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e madeireiros. De acordo com informações veiculadas pela imprensa, os fiscais interromperam, na quarta-feira (20), operação de fiscalização que realizavam na região por falta de segurança das equipes de campo. Tuma manifestou preocupação com a gravidade dos confrontos ocorridos entre policiais militares e moradores, devido à intensificação das ações visando coibir a exploração ilegal de madeira no município.

Povos Indígenas

A CDH aprovou ainda dois requerimentos da senadora Fátima Cleide (PT-RO): o primeiro propõe a realização de debate, no dia 24 de abril, em comemoração ao Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas; e o outro prevê audiência pública, no dia 10 de abril, para discutir a implementação da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas. Sobre seu primeiro requerimento, a autora lembrou a necessidade de mobilização em defesa do cumprimento dos direitos das domésticas.

Na discussão da proposta de audiência sobre os direitos dos povos indígenas, Fátima Cleide informou que a data prevista para o debate antecede a semana do índio. Na discussão da matéria, os senadores Mesquita Júnior e Cristovam Buarque (PDT-DF) ressaltaram a necessidade urgente de se dar maior prioridade aos povos da Amazônia.

Ainda na reunião da CDH foram acolhidos outros dois requerimentos de Paim. Um deles solicita autorização para a realização de reunião com servidores dos Correios, para tratar de questões relativas ao trabalho dos mesmos, e o segundo propondo uma audiência pública para discutir as condições de trabalho, salário e segurança dos motociclistas.



21/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Começa homenagem aos 124 anos da abolição da escravatura

Senado comemora 120 anos da abolição da escravatura

Senado comemora os 120 anos da abolição da escravatura

Campanha dos 120 anos de Abolição da Escravatura recebe 8 mil cartas

Campanha dos 120 anos de Abolição da Escravatura recebe 8 mil cartas

Sibá comemora 119 anos da abolição da escravatura no Brasil