CDH aprova requerimento para ouvir Paulo Vannuchi sobre Plano Nacional de Direitos Humanos
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou, em reunião nesta quarta-feira (24), requerimento convidando o secretário especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi, para falar a respeito do 3º Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3). A ideia, segundo o autor do pedido, senador Paulo Paim (PT-RS), é que o ministro preste esclarecimentos em uma reunião conjunta de diversas comissões. A senadora Fátima Cleide (PT-RO) também subscreve o requerimento.
O pedido foi aprovado em meio à polêmica ocorrida na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que no início do ano legislativo havia convocado a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para esclarecer pontos do plano. Nesta quarta-feira, os parlamentares da base governista aprovaram outro requerimento, de autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR), para que a convocação de Dilma Rousseff pela CCJ seja dispensada e em seu lugar seja chamado o ministro Vannuchi.
O PNDH-3 foi criado por meio de decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicado em 21 de dezembro de 2009, e é um protocolo de intenções do governo. Para tornar legais as principais sugestões do texto, o Executivo terá que encaminhar ao Congresso projetos de lei. O texto toca em pontos polêmicos como a legalização do aborto, a taxação de grandes fortunas e cria uma "Comissão da Verdade", para investigar violações de direitos humanos ocorridas durante a ditadura militar.
Rondon
Os cem anos da política indigenista, iniciada em 1910 pelo Marechal Cândido Rondon, também serão discutidos pela comissão. Para o debate, serão convidados, entre outros, o presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Márcio Meira. A proposição é subscrita pelos senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Jefferson Praia (PDT-AM), Rosalba Ciarlini (DEM-RN) e Papaléo Paes (PSDB-AP).
Outro requerimento aprovado propõe a realização de audiência pública para discutir políticas públicas para a juventude. O autor, senador Paulo Paim, pretende que a reunião ocorra no dia 11 de março, quando haverá encontro em Brasília a respeito do tema.
24/02/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vannuchi fala a seis comissões sobre plano de direitos humanos
Vannuchi fala sobre Programa Nacional de Direitos Humanos
Jucá propõe substituição de Dilma por Vannuchi em debate sobre Plano de Direitos Humanos
Comissão quer ouvir Executivo sobre Plano de Direitos Humanos
Defesa Nacional poderá ouvir Jobim e Vannuchi sobre 'Comissão da Verdade'
Jobim participará de audiência sobre o Plano Nacional de Direitos Humanos