CDH discute direitos humanos no Brasil e transposição de águas do São Francisco
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realizará esta semana duas audiências públicas: nesta terça-feira (12), o colegiado discute a situação dos direitos humanos no Brasil e, na quinta-feira (14), os senadores ouvirão especialistas sobre a transposição de águas do Rio São Francisco. Os dois debates terão início às 9h.
Conforme requerimento do presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS), aprovado na comissão, foram convidados para a audiência sobre os direitos humanos os ministros Celso Amorim, das Relações Exteriores, e Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos.O debate fornecerá subsídios para a elaboração de relatório sobre as ações brasileiras na área, a ser apresentado ao Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).
Para discutir o Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, a CDH convidou diversas autoridades, especialistas, militantes e religiosos envolvidos com a questão. Devem participar do debate o bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, que em dezembro ficou 23 dias em greve de fome em protesto contra o projeto, e a atriz Letícia Sabatella, que integra o Movimento Humanos Direitos, também contrário à transposição. Participam ainda, entre outros convidados, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima; o deputado e ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes (PSB-CE), em cuja gestão foi lançado o projeto; o secretário de Infra-Estrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, João Reis Santana Filho; e o deputado Marcondes Gadelha (PSB-PA).
Autor do requerimento propondo a relização da audiência, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) explicou que o debate visa esclarecer os senadores sobre o projeto, que abrange sete estados. Durante discussão do tema na reunião da CDH na semana passada, Paim ressaltou que as vantagens e conseqüências da transposição de águas do São Francisco ainda não são totalmente conhecidas. Também manifestando apoio ao debate, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) alertou para as dificuldades de decisão sobre o assunto, que envolve a necessidade de conciliar o direito da população de acesso à água com a preservação ambiental.
11/02/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suassuna defende transposição das águas do São Francisco
Agripino defende transposição das águas do São Francisco
SENADORES APÓIAM TRANSPOSIÇÃO DE ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO
COMISSÃO DEBATE TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO
FERNANDO BEZERRA DEFENDE TRANSPOSIÇÃO DE ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO
SENADORES VÃO DEBATER COM MINISTRO TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO