CDH quer apurar denúncia de jovem mantida presa em cela com homens



Os senadores da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovaram requerimento do presidente do colegiado, senador Paulo Paim (PT-RS), para a realização de audiência pública que discutirá crime cometido contra uma jovem no interior do Pará. Ela ficou detida por 30 dias em uma cela com cerca de 20 homens na cidade de Abaetetuba, na região metropolitana de Belém. Segundo denúncias, a adolescente teria sofrido agressões e abuso sexual no período em que ficou presa. A audiência pública será realizada na próxima terça-feira (27), às 9h.

Os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), José Nery (PSOL-PA), Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), Romeu Tuma (PTB-SP) e Patrícia Saboya (PDT-CE), ao repudiarem o crime, ressaltaram a necessidade de apuração das responsabilidades. Os parlamentares manifestaram-se durante audiência pública realizada pela CDH, em conjunto com a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde foram debatidos os programas sociais da Petrobras.

Ao manifestar sua confiança quanto às providências tomadas pela governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, para punir os responsáveis pelo episódio, Suplicy informou que a governadora havia enviado nota aos senadores dando conta das medidas adotadas até aquele momento para apurar o crime.

Patrícia Saboya também registrou sua confiança em Ana Júlia e a certeza de que o crime será apurado com rigor. A senadora manifestou sua indignação e apelou às autoridades e à sociedade para que reajam contra a violação de direitos de crianças e adolescentes.



22/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro lamenta caso da jovem presa em cela com 20 homens no Pará

Flexa Ribeiro lamenta caso da jovem presa em cela com 20 homens no Pará

Mário Couto lamenta caso da jovem presa junto com 20 homens no Pará

Mário Couto lamenta caso da jovem presa junto com 20 homens em Abaetetuba, no Pará

José Nery pede apuração e punição rápidas para caso da jovem presa com homens

Por meio de PEC, Roseana quer garantir direito de mulher presa a cela feminina exclusiva