CDR fará audiência pública para discutir compensação a passageiros por 'overbooking'



A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou, nesta quarta-feira (25), requerimento convidando diversas autoridades da área da aviação civil; representantes das empresas de aviação e de turismo; e entidade que defende os direitos dos passageiros para uma audiência pública. Eles irão discutir com os senadores os diversos projetos que tramitam na Casa com o objetivo de regular a prática de overbooking pelas companhias aéreas.

No requerimento apresentado pelo presidente da CDR, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), o autor da proposição explica que a audiência tem por objetivo instruir o projeto de Lei do Senado (PLS) n.o 114, de 2004. Essa proposição, apresentada pela senadora Serys Shlessarenko (PT-MT), altera o Código Brasileiro de Aeronáutica, visando instituir indenização a passageiros prejudicados pelo excesso de reservas promovidos pelas companhias de transportes aéreos em suas aeronaves. O projeto está tramitando em conjunto com os PLSs nºs 283; 429; e 553, todos de 2007, que tratam de temas correlatos.

É a seguinte, a lista das pessoas convidadas para participarem da audiência pública promovida pela CDR: Solange Paiva Vieira, diretora-presidente da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac); Jorge Godinho Barreto Nery, titular da Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Defesa; José Marcio Mollo, presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias; Claudio Candiota Filho, presidente da Associação Nacional em Defesa dos Passageiros do Transporte Aéreo (Andep); e Carlos Alberto Ferreira Amorim, presidente nacional da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav).

Na reunião, realizada na tarde desta quarta-feira (25), os senadores discutiram ainda a fixação de um novo horário para os encontros da CDR, uma vez constatada a escassa presença de senadores na comissão. O senador Papaléo Paes (PSDB-AP), o primeiro a se manifestar, lembrou que o horário regimental da CDR, 14h das quartas-feiras, choca-se com o horário de funcionamento do Plenário do Senado. Também o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) ponderou sobre a dificuldade de se participar de mais de uma comissão, no começo da tarde, quando os senadores já estiveram envolvidos com os trabalhos de outros colegiados importantes, pela manhã.

O presidente da CDR, Leomar Quintanilha, em comum acordo com os senadores, decidiu que a comissão buscaria horários alternativos para seus encontros, de maneira a poder contar com a participação do maior número de senadores. Com esse objetivo, a próxima reunião da comissão ficou marcada para as 9h de quarta-feira (1º), em caráter extraordinário.



25/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ fará audiência pública para discutir CPMF

Comissão fará audiência pública para discutir projeto sobre residência ocupacional de professores

CE fará audiência pública para discutir adicional de risco para vigilantes de universidades

Senado fará audiência para discutir MP da Copa

CCT fará audiência para discutir a rastreabilidade de agrotóxicos

CMA aprova indenização para passageiros prejudicados por overbooking