CE aprova criação do Dia Nacional do Ciclista



O Dia Nacional do Ciclista deverá ser celebrado anualmente em 19 de agosto, segundo projeto de lei da Câmara (PLC 43/08) que recebeu, nesta terça-feira (13), parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A proposta, que teve como relator o senador Gerson Camata (PMDB-ES), será agora examinada pelo Plenário em regime de urgência, a pedido do próprio relator.

A data escolhida destina-se a prestar uma homenagem ao ciclista e biólogo Pedro Davison, que morreu em 19 de agosto de 2006 após ser atropelado por um automóvel no Eixo Rodoviário Sul, em Brasília, quando tinha apenas 25 anos. O motorista que o atropelou dirigia em velocidade excessiva e estava embriagado.

- O dia nacional será importante para promover o uso da bicicleta, um meio de transporte sustentável e viável. É preciso lembrar que não apenas os esportistas, mas também muitos trabalhadores usam a bicicleta e precisam trafegar com segurança e respeito - disse a mãe de Pedro, Elizabeth Davison, que acompanhou a votação do projeto juntamente com seu marido Pérsio e um grupo de defensores dos direitos dos ciclistas.

O relator do PLC 43/08 observou que o trânsito já mata cerca de 35 mil pessoas por ano no Brasil - ou duas mil a menos, apenas, que na Guerra do Iraque. Gerson Camata lembrou ainda que circulam no país aproximadamente 60 milhões de bicicletas. Ele elogiou a construção de uma grande rede de ciclovias em Vitória (ES), onde 27% dos trabalhadores usam a bicicleta para ir trabalhar, segundo pesquisa de origem e destino promovida pelo governo estadual e pela prefeitura.

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) também defendeu a aprovação do projeto. Na sua opinião, o Brasil já contaria com "cidades mais humanas se o transporte alternativo tivesse lido levado a sério há mais tempo".

Creches

A CE aprovou também parecer favorável ao projeto de lei do Senado (PLS 481/07 - Complementar), de autoria da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), que modifica o regime de tributação de creches e pré-escolas no Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições - o Simples Nacional. A relatora do projeto foi a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO).

Segundo a relatora, as alíquotas aplicadas sobre creches e pré-escolas foram aumentadas em 50% depois da aprovação da nova lei do Supersimples, em 2006, que as incorporou entre empresas prestadoras de serviços. O projeto estabelece o retorno ao modelo anterior de tributação.

Recebeu ainda parecer favorável o PLC 114/07, que institui o ano de 2008 como o Ano Nacional de Combate à Mortalidade Materna. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), morte materna é a que ocorre durante a gestação ou até 42 dias após o seu término, devido a qualquer causa relacionada à gravidez.

Em seu voto favorável, o relator, senador Renato Casagrande (PSB-ES), observou que o Brasil ainda está longe de cumprir a meta - estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) - de redução em 75% da mortalidade materna registrada em 1990. De 1990 a 2005, registrou, houve no país uma redução de apenas 13% nesse índice. O projeto recebeu o apoio, durante a reunião, das senadoras Lúcia Vânia e Fátima Cleide (PT-RO). A comissão decidiu também - a partir da aprovação de requerimento dos senadores Sérgio Zambiasi (PTB-RS) e Virgínio de Carvalho (PSC-SE) - promover uma reunião extraordinária em comemoração aos 50 anos da conquista, pelo Brasil, da Copa do Mundo de 1958. A reunião foi presidida pelo senador Flávio Arns (PT-PR).



13/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE aprova criação do Dia Nacional do Jornalista

CE APROVA CRIAÇÃO DO DIA NACIONAL DO IDOSO

CAS APROVA CRIAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS

Senado aprova criação do Dia Nacional do Biomédico

Senado aprova a criação da Agência Nacional de Ater

CAE aprova criação de Fundo Nacional de Desenvolvimento de Museus