CE APROVA DIA NACIONAL DE LUTA PELA REFORMA AGRÁRIA



A Comissão de Educação aprovou nesta terça-feira (dia 16), em caráter terminativo, projeto da senadora Marina Silva (PT-AC), com parecer favorável de Sebastião Rocha (PDT-AP), instituindo o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária, a ser comemorado anualmente no dia 17 de abril.
Em seu parecer, Rocha lembra que foi no dia 17 de abril que ocorreu o massacre de trabalhadores sem terra em Eldorado dos Carajás, e informa que a data foi também escolhida por 69 organizações componesas dos quatro continentes como o Dia Mundial de Luta pela Reforma Agrária e Contra a Violência.
Durante os debates, Marina Silva observou que apesar de a data escolhida encerrar um episódio negativo, "ela poderá se tornar um marco, como o assassinato de Chico Mendes, que em vez de desmobilizar revigorou a luta dos povos da floresta".
"Temos de lamentar a necessidade de um projeto como esse", disse o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que criticou a falta de determinação do governo para a realização de um amplo projeto de reforma agrária. Ele ressaltou, no entanto, que embora necessária, a reforma agrária "não se fará ao arrepio da lei". Já o senador Geraldo Cândido (PT-RJ) parabenizou Marina Silva e destacou que "a reforma agrária não é um prolema de polícia mas político."
COMUNICAÇÃO Também em caráter terminativo, a CE aprovou projeto do senador Geraldo Cândido (PT-RJ) que inclui o ensino da Introdução à Comuincação de Massa no currículo escolar. Ao relatar a proposta, a senadora Heloísa Helena (PT-AL) afirmou que "a comunicação de massa tornou-se a grnde mediadora das relações no mundo contemporâneo, criando novas regras de convívio, operando transformações sem precedentes no homem e em sua realidade. A nova disciplina deverá, segundo o projeto, ser ministrada por um jornalista formado.

16/11/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE DISCUTE PROPOSTA QUE INSTITUI DIA DE LUTA PELA REFORMA AGRÁRIA

ROCHA DESTACA IMPORTÂNCIA DE PROJETO CRIANDO DIA DE LUTA PELA REFORMA AGRÁRIA

Suplicy registra presença de comissão que luta para acelerar reforma agrária

Lando diz que reforma agrária é imperativo nacional

Pescadores do Rio serão assistidos pela reforma agrária

17 DE ABRIL PODERÁ SE TORNAR O DIA NACIONAL DA REFORMA AGRÁRIA