Lando diz que reforma agrária é imperativo nacional
O líder do governo no Congresso, senador Amir Lando (PMDB-RO), afirmou em Plenário nesta sexta-feira (4) que a reforma agrária é um imperativo nacional e que o Congresso deve aprovar os instrumentos legislativos que permitam uma reforma agrária justa, rápida, massiva e ampla. Referindo-se às repercussões do fato de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter colocado na cabeça um boné do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Lando disse que o Brasil merece um debate mais sério e lembrou que o presidente tem mantido um bom relacionamento com os produtores rurais.
- Estamos perdendo a memória. Tudo está no papel e na imagem, e nos esquecemos de qual foi a conduta presidencial ao longo desses seis meses de governo, sobretudo em relação à questão da terra, da agricultura, da reforma agrária. O presidente compareceu a diversos eventos, a diversas feiras agropecuárias, e ali festejou a produção da grande propriedade, a produção agrícola e pecuária, recebeu presentes e esteve sempre afável - lembrou.
Amir Lando acrescentou que quem viu o presidente da República aplaudir a propriedade produtiva considera absolutamente normal a atitude de Lula da Silva de colocar na cabeça um boné do MST. Para o senador, não há um argumento material, de conteúdo, para criticarem o presidente, por isso a celeuma em torno do boné.
- Quando ele põe o boné, é um símbolo, é uma forma de diálogo cordial, afetuoso com um movimento que existe, que completa 20 anos. O gesto do boné é um gesto a favor do diálogo, não da ilegalidade. Não podemos incitar a sociedade a um confronto com o MST. O confronto é o caos, é uma guerra fratricida - completou.
O líder disse também que, felizmente, o presidente tem um diálogo -com esse estamento organizado da sociedade, que está a exigir uma postura em relação à reforma agrária-. Acrescentou que Lula da Silva quer ouvir ambas as partes envolvidas na questão da terra e ser o mediador para realizar o desenvolvimento econômico e social, que tem por um dos pressupostos a reforma agrária.
Lando reafirmou seu entendimento de que a distribuição da terra é importante como princípio da justiça social e que a reforma agrária é a forma de realizar a função social da propriedade. Em aparte, o líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL), afirmou que a reforma agrária deve fazer-se -na lei e na ordem- e que o PMDB quer contribuir para a governabilidade do país.
04/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lando defende reforma agrária na Amazônia
Lando critica "morosidade" da reforma agrária
LANDO DIZ QUE INVASÕES RESULTAM DA INEFICÁCIA DA REFORMA AGRÁRIA
Lando denuncia falhas na implantação da reforma agrária
Amir Lando quer política integral de reforma agrária
Mauro Miranda e Lando cobram ampla e efetiva reforma agrária