CE aprova inclusão de escolas de ensino fundamental e médio no Simples



A opção pelo regime de tributação do Simples (Sistema Integrado de Impostos e Contribuições das Micro Empresas e das Empresas de Pequeno Porte) pode ser estendida às escolas de ensino fundamental e médio, agências de publicidade, escritórios de serviços contábeis, corretoras de seguro e representantes comerciais. Proposta (PLS 129/03) com essa finalidade foi aprovada nesta quarta-feira (28) pela Comissão de Educação (CE), na forma de texto substitutivo do relator, senador Wellington Salgado (PMDB-MG).

O relator acolheu proposição do senador Almeida Lima (PMDB-SE), com incorporação parcial do PLS 183/03, assinado por Leonel Pavan (PSDB-SC), e do PLS 291/05, de Ney Suassuna (PMDB-PB). A matéria receberá decisão terminativa na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Wellington Salgado defende a inclusão dos novos segmentos, a despeito - como admite - da previsível redução de arrecadação que a iniciativa pode acarretar. Em seu relatório, ele afirma que a proposição, no mínimo, "imprime eqüidade no tratamento fiscal dispensado ao conjunto dos agentes econômicos que preenchem os requisitos para acesso aos benefícios do Simples". Nas condições atuais, admite-se a inclusão de microempresas com faturamento anual de até R$ 240 mil, com limite de R$ 2,4 milhões para as de pequeno porte.

Bertha Lutz

Na reunião, foi ainda aprovado projeto de resolução (PRS 31/06), da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que altera a Resolução nº 02/01 do Senado para assegurar a qualquer instituição não-governamental ou governamental a iniciativa de propor indicações ao Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, instituído pelo Senado e destinado a homenagear, anualmente, mulheres que se destaquem na vida nacional.

A CE também aprovou três projetos oriundos da Câmara dos Deputados, entre eles o PLC 132/05, que regulamenta a profissão de supervisor educacional. Já o PLC 57/06 fixa a data de 1º de setembro como o Dia do Profissional de Educação Física e o PLC 43/06 define 26 de outubro como data comemorativa dos trabalhadores metroviários. Além disso, a CE aprovou, em bloco, 20 projetos de decreto legislativo com atos do Poder Executivo que autorizam a exploração de serviços de radiodifusão comercial e comunitária em todo o país.



28/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE REJEITA INCLUSÃO DE PREVENÇÃO A DROGAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Presidenta afirma que 95% das escolas públicas de ensino fundamental e médio têm internet

SENADO APROVA INCLUSÃO DE ESCOLAS PARTICULARES NO SIMPLES

Projeto prevê inclusão de práticas de trabalho no currículo dos ensinos fundamental e médio

Feira de Ciência premia 12 estudantes do ensino fundamental e médio

Adultos têm 2ª chance para conclusão de ensino fundamental ou médio