CE aprova instituição do Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte



Projeto que institui o dia 25 de maio como Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte foi aprovado, em decisão terminativa , pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte no dia 3 deste mês. O deputado Sandro Mabel (PR-GO), autor da proposta, explica que a data é simbólica, pois esse é o 145º dia do ano, quantidade de dias que o contribuinte brasileiro trabalha para pagar seus impostos, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT),

A ideia do parlamentar, ao propor o projeto (PLC 175/09), foi a de alertar o poder público para a necessidade do respeito ao contribuinte e conscientizar a sociedade sobre o seu papel como pagadora de tributos, aí incluídos seus deveres e direitos. Para isso, o deputado propôs que os órgãos responsáveis pela arrecadação de tributos e contribuições promovam campanhas de esclarecimento sobre os direitos e os deveres dos contribuintes, envolvam nessas campanhas os seus servidores.

Além disso, o projeto prevê a criação do Comitê de Gestão das Atividades Cívicas e Culturais, que será responsável por essas campanhas, definindo a sua composição e atribuições.

Apelo político

Para o relator da matéria na Comissão de Educação, senador Adelmir Santana (DEM-DF), a questão fiscal supera seu caráter meramente técnico e assume caráter político, uma vez que está na origem da preservação do Estado e da cidadania.

Adelmir Santana assinalou que os órgãos do governo, ao exercerem sua função fiscal, deveriam ser reconhecidos por todas as instâncias da sociedade como arrecadadores de recursos para o bem da coletividade. No entanto, o senador admite que parte da sociedade, ao não ver suas expectativas atendidas, considera não haver a devida contrapartida para a retirada de recursos.

"A melhor maneira de enfrentar essa realidade é a adoção de um conjunto de ações pautadas pela transparência e pela ampla difusão de informações sobre como são arrecadados e gastos os recursos do Estado", afirma o relator. Adelmir Santana considera a proposta meritória, por ter Sandro Mabel percebido as dificuldades da ação do governo e, por outro lado, as demandas do contribuinte.

Conforme o senador, a medida proposta poderá contribuir para o esclarecimento dos contribuintes e tem o mérito adicional de estabelecer, junto com a data comemorativa, um comitê de gestão das atividades, envolvendo os servidores dos órgãos vinculados à arrecadação nas comemorações.



09/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Receita Federal celebra Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte

CE aprova instituição do Dia Nacional da Água

Comissão aprova instituição do Dia Nacional de Combate às Drogas

Comissão aprova instituição do Dia Nacional da Doação de Cordão Umbilical

Aprovada instituição do Dia Nacional do Caminhoneiro

Aprovada instituição do Dia Nacional do Farmacêutico