CE aprova nome de Milton Santos como patrono da Geografia



Na reunião desta terça-feira (4) a Comissão de Educação (CE) aprovou parecer favorável do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) relativo à projeto de lei da Câmara (PLC 8/04) que declara o geógrafo Milton Santos patrono da geografia nacional. Raupp afirmou que Milton Santos é um patrono digno da importância dessa ciência e lembrou que se trata de um cientista brasileiro internacionalmente conhecido. O senador Papaléo Paes (PMDB-AP) teve aprovado seu parecer favorável ao projeto de lei (PLC 03/04) que denomina de "São José dos Campos-Professor Urbano Ernesto Stumpf" o aeroporto da cidade de São José dos Campos, São Paulo.

O presidente da CE, senador Osmar Dias (PDT-PR), lembrou que nesta quarta-feira (5), às 9h30, será realizada audiência pública com objetivo de debater o empréstimo que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) disponibilizará para empresas de comunicação. É a segunda audiência pública realizada sobre o tema. Na primeira, há cerca de um mês, foram ouvidos representantes de emissoras de televisão. Desta vez serão ouvidos representantes da imprensa escrita, informou.

São esperados, além do presidente do BNDES, Carlos Lessa, representantes da Editora Três; Jornal do Brasil; Carta Capital; do Fórum Nacional da Democratização da Comunicação e da Associação Nacional de Jornais (ANJ), esta última representando os jornais Folha de S. Paulo, Estado de São Paulo e O Globo. O presidente da CE cobrou do BNDES promessa feita durante a primeira audiência pública de apresentar à comissão o anteprojeto do programa que fornecerá os empréstimos. O senador Hélio Costa (PMDB-MG) afirmou que o presidente do BNDES precisa apresentar alguma coisa concreta à CE.

A líder do PT no Senado, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), afirmou que a questão é estratégica para o governo e para a democracia e que o desenho final da proposta não está acertado, mas que pedirá ao presidente do BNDES que informe à comissão as linhas gerais da matéria.

- É importante ter uma solução para a difícil situação financeira das principais empresas de comunicação. É prioridade para governo Lula - afirmou Salvatti.



04/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Milton Santos será o Patrono da Geografia Nacional

Plenário aprova voto de pesar pela morte do geógrafo Milton Santos

Projeto Milton Santos concede 518 bolsas a estrangeiros

Suplicy lamenta morte do geógrafo Milton Santos

Geógrafo Milton Santos recebe homenagem na Câmara dos Deputados

Documentário sobre geógrafo Milton Santos é lançado no Senado