CE convida jornalista britânico para falar sobre denúncias de corrupção na Fifa



O jornalista britânico Andrew Jennings, autor do livro Jogo Sujo, o Mundo Secreto da Fifa, deverá comparecer em agosto a uma audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), para falar sobre denúncias de corrupção no futebol, no momento em que o Brasil se prepara para sediar a Copa do Mundo de 2014. O convite, sugerido em requerimento dos senadores Alvaro Dias (PSDB-PR) e Paulo Bauer (PSDB-PR), foi aprovado nesta terça-feira (12) pela comissão.

Essa deverá ser a primeira de uma série de audiências sobre a Copa a serem promovidas pela CE no início do segundo semestre. Outro requerimento aprovado - este de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS) - prevê a realização de um ciclo de audiências destinadas a promover a 1ª Avaliação Parlamentar da Copa do Mundo de 2014. As audiências serão divididas em quatro temas: fiscalização, estratégia e planejamento, legado e logística. Na opinião da senadora, a comissão deve acompanhar de perto os preparativos para a Copa do Mundo.

- Este é o momento propício para ampliarmos a exposição do Brasil no mundo e sinalizarmos, de maneira positiva, nossa capacidade gerencial e organizacional. Como colegiado encarregado de tratar das questões do esporte, temos um papel fundamental de fiscalizar o planejamento, o financiamento, a execução e os resultados da Copa de 2014 - afirmou Ana Amélia.

Foi ainda aprovado requerimento de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) para a realização de um Fórum de Capacitação de Mercados Criativos para a Copa de 2014. O objetivo da iniciativa, segundo o senador, é o de estimular a criação de produtos criativos que sejam vendidos aos turistas que vierem ao Brasil dentro de três anos, para acompanhar os jogos da Copa.

UnB

Também de autoria de Cristovam e do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), requerimento destinado à realização de audiência pública sobre denúncias de intolerância política na Universidade de Brasília (UnB) foi aprovado pela comissão. O requerimento foi motivado pela publicação, pela revista Veja, da matéria Madraçal no Planalto, segundo a qual a universidade, que teve destacado papel na luta pela democracia durante o período do regime militar, agora teria se tornado um "reduto da intolerância esquerdista".

Ao apresentar seu requerimento, Cristovam disse estar "absolutamente seguro" de que existe liberdade na Universidade de Brasília. O requerimento foi apoiado pelos senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Lídice da Mata (PSB-BA) e Wellington Dias (PT-PI).

A comissão aprovou também requerimento de autoria do senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) de voto de louvor à escritora e professora Naide Gouvea, pelo "conjunto de sua obra em prol da cultura norte-riograndense". Foi considerado prejudicado o Projeto de Lei da Câmara 3/09, destinado a instituir a Medalha do Mérito Cultural Roberto Marinho.

Por iniciativa do senador Paulo Paim (PT-RS), foi aprovada ainda a realização de uma audiência conjunta com as Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) com o tema "Mulher grávida, bebê e a primeira infância na construção da saúde mental".

Vice-presidente

A reunião foi conduzida pelo novo vice-presidente da CE, senador Paulo Bauer. Ele foi eleito pela unanimidade dos 19 senadores presentes, em reunião prévia da comissão, que foi presidida por Paulo Paim.

Ao agradecer os votos, Bauer considerou a educação o "único caminho para fazer com que o Brasil avance em definitivo em direção a um modelo de desenvolvimento e tranquilidade social".

12/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jornalista britânico reafirma no Senado acusações contra a Fifa e Ricardo Teixeira

Jornalista inglês fala no Senado sobre corrupção na Fifa

PSDB quer convocar ministro dos Transportes para falar sobre denúncias de corrupção

Comissão convida TCU, MPU e CGU para falar sobre obras irregulares

CAE CONVIDA CALABI PARA FALAR SOBRE POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DO BNDES

Representativa convida secretário para falar sobre desapropriação de terras