Jornalista inglês fala no Senado sobre corrupção na Fifa
Matéria corrigida às 9h56
Andrew Jennings, autor do livro "Jogo Sujo - O Mundo Secreto da Fifa" foi convidado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE)para falar nesta quarta-feira (26) sobre denúncias que envolvem a Federação Internacional de Futebol (Fifa), o ex-presidente da entidade João Havelange e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira. A audiência pública, pedida pelos senadores Alvaro Dias (PSDB-PR e Paulo Bauer (PSDB-SC), está marcada para as 10h.
No livro, o jornalista da BBC, a emissora de rádio e televisão britânica, acusa o atual presidente da Fifa, Joseph Blatter, e vários outros dirigentes, de pagarem propina afim de garantirem contratos de valores astronômicos e obter favorecimento no fechamento de acordos.
De acordo com Jennings, Havelange e Ricardo Teixeira, são objeto de uma investigação por parte do governo suíço tratando da questão do suborno. No curso das apurações, o presidente da CBF teria inclusive admitido pagamentos irregulares, mas os documentos relativos ao processo teriam sido embargados na justiça suíça pela Fifa.
- A gente sabe quem é. A BBC não se arriscaria a publicar nomes sem ter certeza porque isso nos custaria muito dinheiro - afirmou Jennings numa entrevista ao canal de Esportes ESPN Brasil.
Ele disse considerar a atuação de Teixeira "uma vergonha para o Brasil" e recomendou que os brasileiros pressionem o governo a não deixar que o dinheiro de programas sociais seja desviado "para os ladrões da Fifa".
- É óbvio que queremos a Copa e um bom time, mas não precisamos de Ricardo Teixeira. Queremos vê-lo na cadeia - afirmou o jornalista inglês ao ESPN.
26/10/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
CE convida jornalista britânico para falar sobre denúncias de corrupção na Fifa
Jornalista britânico reafirma no Senado acusações contra a Fifa e Ricardo Teixeira
Jogador inglês fala sobre racismo no futebol
Jornalista que divulgou esquema de espionagem americana fala ao Senado
Marisa Serrano fala sobre escândalo do mensalão e diz que Brasil não pode aceitar corrupção
Jornalista fala de exclusão social latino-americana