CE debate formas de ampliar proteção dos símbolos olímpicos contra o 'marketing de emboscada'



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) debaterá em audiência pública as propostas do comitê organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 com o objetivo de proteger os símbolos relacionados aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de uso comercial não autorizado.

Ao justificar a solicitação da audiência pública, os senadores Flávio Arns (PSDB-PR) e Marisa Serrano (PSDB-MS) argumentam que embora o Ato Olímpico (Lei 12.035/09) e a Lei Pelé (9.615/98) conferiram proteção a esses símbolos contra ações de "marketing de emboscada", o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) tem identificado a ocorrência dessa prática. O COB aponta a necessidade de ampliação dos dispositivos de proteção previstos na legislação, por meio da inclusão de novos termos, expressões, variações ou combinações que possam induzir a uma falsa associação com os Jogos Rio 2016.

O Comitê Rio 2016 solicita alterações no sentido de estender a garantia legal de proteção aos termos "Olímpico" e "Olimpíada", bem como o mote olímpico "Citius - Altius - Fortius", que significa "mais rápido, mais alto e mais forte". A entidade ainda requer que sejam adotadas todas as medidas necessárias para prevenir e cessar o chamado "marketing de emboscada" (qualquer prática publicitária para tirar proveito do destaque dos jogos) e qualquer uso não autorizado das propriedades olímpicas.

Foram convidados para a audiência, na terça-feira (20), às 10h, o diretor de Marketing do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Leonardo Gryner; o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser Gonçalves; e o advogado André Zonaro Giacchetta, especialista em propriedade intelectual.



16/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Proteção aos símbolos olímpicos em debate na CE

Senado debate formas de ampliar usos da língua de sinais

Senadores criticam proposta do COB que restringe uso de símbolos olímpicos

Especialistas discutem formas de ampliar rede de bancos de leite humano

CCJ vota novas formas de proteção a vítimas e testemunhas de delito

APROVADA PROTEÇÃO E FORMAS DE USO DAS CAVIDADES NATURAIS SUBTERRÂNEAS DO PAÍS