CE debaterá limite para mandatos em federações e confederações esportivas



Um dia após o anúncio da renúncia de Ricardo Teixeira ao cargo de presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que ocupou por 23 anos, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) decidiu realizar audiência pública sobre o projeto de lei do Senado (PLS 328/10), que limita os mandatos de presidentes de federações e confederações. Requerimento nesse sentido foi apresentado pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), para quem a audiência será oportuna para discutir o tema.

- No momento em que nos preparamos para a Copa do Mundo de 2014, vale a pena promover um debate sobre esse projeto – disse Cristovam.

Segundo o projeto, de autoria do ex-senador Alfredo Cotait, “os clubes, federações, confederações e outras associações esportivas não poderão receber subvenções e quaisquer outras verbas do orçamento federal e de empresas sob controle estatal federal se os mandatos de seus presidentes e outros diretores excederem a duração de quatro anos, admitida a reeleição para período de idêntica duração em um único mandato subsequente”.

O projeto será analisado inicialmente pela CE, onde tem como relator Cristovam Buarque, e depois pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), sendo que nesta em decisão terminativa.

Marcos Magalhães



13/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto critica mandatos sucessivos de presidentes de federações esportivas

Cássio Cunha Lima destaca limite para reeleição em federações esportivas

Cássio Cunha Lima defende limite para mandatos em federações desportivas

Associações, federações e confederações

Suassuna quer mais dinheiro público e maior controle sobre verbas das federações esportivas

CE analisa projeto que limita mandatos de dirigentes de entidades esportivas