CE reitera apoio à candidatura de Cristovam ao cargo de diretor-geral da Unesco



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) reiterou, nesta terça-feira (26), seu apoio à candidatura do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) ao cargo de diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O presidente da CE, senador Flávio Arns (PT-PR), apresentou moção de apoio, que foi aprovada pela unanimidade dos integrantes da comissão presentes à reunião.

A moção será enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Ao apresentar a proposta, o presidente da comissão recordou que todos os senadores - à exceção do próprio Cristovam - assinaram, no início do ano, um documento de apoio à candidatura, com o objetivo de "garantir mais uma presença do Brasil em um segmento técnico, político e científico com dimensão de comando internacional".

- Estamos reiterando uma posição unânime já adotada pelo Senado Federal de apoio à candidatura do senador Cristovam Buarque - disse Arns.

Existem duas candidaturas brasileiras ao cargo de diretor-geral da Unesco: a de Cristovam e a do diretor-geral adjunto da organização, Márcio Barbosa. Apesar disso, o governo brasileiro optou por apoiar a candidatura ao cargo do ex-ministro egípcio da Cultura Farouk Hosni, sob o argumento de que esse apoio fortaleceria a cooperação entre países em desenvolvimento. A candidatura do egípcio, porém, tem sido bastante criticada nos meios internacionais, em função de declarações anti-semitas atribuídas a ele.

Logo após a apresentação da moção de apoio, Cristovam disse que se sentiria mais à vontade se o texto incluísse também uma referência à candidatura de Márcio Barbosa. Arns respondeu, contudo, que apenas procurava reiterar os termos do abaixo-assinado firmado pelos senadores no início do ano.

A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) afirmou que a aprovação da moção de apoio pela comissão significava uma resposta à decisão do governo brasileiro de apoiar a candidatura do ex-ministro egípcio à diretoria-geral da Unesco. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) observou que Cristovam faria falta ao Senado, caso fosse eleito para o posto, mas que a sua eleição também seria uma vitória da própria Casa. Por sua vez, o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) elogiou o gesto de Cristovam de solicitar o apoio igualmente ao outro candidato brasileiro.

A moção de apoio recebeu ainda o aval dos senadores José Neri (PSOL-PA), Rosalba Ciarlini (DEM-RN), Romeu Tuma (PTB-SP) e Adelmir Santana (DEM-DF).



26/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Artistas apoiarão candidatura de Cristovam ao cargo de diretor-geral da Unesco

Senadores apóiam a candidatura de Cristovam para diretor-geral da Unesco

Mão Santa defende candidatura de Cristovam para direção da Unesco

Tebet reitera apoio a candidatura de Simon

Mozarildo anuncia candidatura ao cargo de grão-mestre geral do Grande Oriente do Brasil

Graziano assume cargo de diretor-geral da FAO no dia 1º de janeiro