CE vai debater projeto que obriga médico formado com recurso público a trabalhar em cidade pequena



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (12) requerimento para realização de audiência pública para discutir o PLS 168/2012, que obriga médicos que tiverem seus cursos de graduação custeados com recursos públicos, tanto em instituições públicas como privadas, a trabalhar em municípios pequenos ou localidades carentes de grandes cidades, por pelo menos dois anos.

O requerimento propondo o debate foi apresentado pelos senadores Paulo Paim (PT-SP), relator da matéria na CE, e Ataídes Oliveira (PSDB-TO). O projeto, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), institui o chamado exercício social da profissão.

Na reunião desta terça-feira, os senadores também aprovaram requerimento para realização de audiência pública com a professora Jonilda Alves e dez de seus alunos da cidade de Paulista, no sertão da Paraíba. Os estudantes conquistaram medalhas, sendo cinco de ouro, na Olimpíada Brasileira de Matemática.

Conforme os autores do requerimento, João Capiberibe (PSB-PB) e Vital do Rego (PMDB-PB), a conquista das medalhas é um “feito inesperado”, por se tratar de alunos “de uma pequena cidade no sertão nordestino, sem infraestrutura educacional, onde as aulas noturnas acontecem na casa da professora”, tendo os ganhadores “desbancado alunos de escolas tradicionais de grandes centros urbanos”.



12/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE debate projeto que obriga médico formado com recursos públicos a trabalhar no interior

Entidades médicas criticam projeto que obriga recém-formado a trabalhar em pequenas cidades

MOZARILDO DEFENDE PROJETO QUE OBRIGA MÉDICOS A TRABALHAR NO NORTE E NORDESTE

Projeto de Mercadante dá isenção fiscal para quem construir cinema em cidade pequena

Médico formado no exterior tem até domingo para se cadastrar e validar diploma

CAS deve debater projeto que define o ato médico