CE vota flexibilização do uso dos símbolos nacionais



A Comissão de Educação vota nesta terça-feira (30) projeto que vai permitir o uso de roupas identificadas com a bandeira e demais símbolos nacionais. Esta é apenas uma das alterações propostas pelo projeto do Executivo, relatado pelo senador Moreira Mendes (PFL-RO), e que faz várias mudanças na forma e na apresentação dos Símbolos Nacionais.

- A intenção é conferir flexibilidade às manifestações cívico-culturais, em consonância com a evolução dos costumes - explicou o relator. O projeto já foi aprovado na Câmara dos Deputados e ainda será submetido à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado.

A legislação que regula a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais data de 1971 e, na avaliação de Moreira Mendes, não está adequada às mudanças de comportamento social ocorridas desde então.

O projeto recebeu três emendas do relator, entre as quais uma que torna menos rigorosas as exigências sobre a apresentação do Hino e da Bandeira Nacional, autorizando, por exemplo, a reprodução da bandeira em paredes, vidraças, veículos, utensílios e objetos de uso pessoal.

A propósito, na apresentação que o intérprete e violonista João Gilberto fez em Brasília no início deste mês, boa parte da platéia formada por mais de mil pessoas ficou desconcertada, quando o cantor começou a cantar o Hino Nacional. As pessoas não sabiam se cantar o hino durante um show era ou não legal. Em relação a fatos como esse, o projeto estabelece: "É permitida a execução do Hino Nacional com arranjos vocais ou instrumentais diferentes, mas nunca em solenidades oficiais, e desde que não afronte ou desrespeite o hino".

A proposta ainda inova ao criar, na Lei de Contravenções Penais, um novo capítulo sobre a punição, prevendo pena de prisão de três meses a um ano para quem desrespeitar a Bandeira Nacional.

HOMENAGEM
Na pauta da reunião, também está prevista a análise de projeto da Câmara que denomina "Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco - professor Romero Marques" o hospital daquela universidade. Com parecer favorável do senador Luiz Pontes (PSDB-CE), a CE vai examinar ainda projeto que institui o Dia da Bíblia.

29/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova flexibilização no uso de símbolos nacionais

Projeto que trata dos simbolos nacionais deve ir à CCJ

Revista explica Constituição e símbolos nacionais

Senado expõe símbolos nacionais até final de novembro

ESTUDO DOS SÍMBOLOS NACIONAIS E DIA DA REFORMA AGRÁRIA VÃO À CÂMARA

Historiadores defendem discussão sobre símbolos nacionais no Dia da Bandeira