Senado expõe símbolos nacionais até final de novembro



Até o dia 30 de novembro, os visitantes do Senado poderão conferir a exposição Símbolos Nacionais na Senado Galeria, localizada no Anexo I. A iniciativa é em comemoração aos 118 anos da criação dos quatro Símbolos Nacionais do Brasil: Bandeira Nacional; Armas Nacionais (ou Brasão Nacional); Selo Nacional; e Hino Nacional.

A Bandeira Nacional e o Brasão Nacional foram criados em 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República. Cada uma das quatro cores da Bandeira Nacional tem um significado: o verde simboliza as matas, o amarelo representa o ouro (em referência às riquezas nacionais), o azul, o céu e o branco, paz. O círculo azul, com a frase positivista "Ordem e Progresso", representa o céu do Rio de Janeiro com a constelação do Cruzeiro do Sul.

As Armas Nacionais representam a glória, a honra e a nobreza do Brasil, e seu uso é obrigatório nos edifícios-sedes dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) dos governos federal, estadual e municipal. Nos quartéis militares e policiais e nos salões principais de escolas públicas, também é obrigatória a exibição do Brasão.

A finalidade do Selo Nacional é a autenticação dos documentos oficiais. O Hino Nacional tem letra de Joaquim Osório Duque Estrada e música de Francisco Manuel da Silva. Até à Proclamação da República, foi executado em solenidades civis e militares, mas sem letra. Somente em 1922, a letra de Joaquim Osório foi oficializada pelo Decreto Legislativo nº 15671, assinado pelo então presidente Epitácio Pessoa.



12/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova flexibilização no uso de símbolos nacionais

Senado recebe parecer sobre mudanças nos símbolos nacionais

LUZIA TOLEDO FALA À TV SENADO SOBRE ESTUDO DOS SÍMBOLOS NACIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

CE vota flexibilização do uso dos símbolos nacionais

Projeto que trata dos simbolos nacionais deve ir à CCJ

Revista explica Constituição e símbolos nacionais