Ceará recebe penitenciária de segurança máxima mais moderna do País



O Ministério da Justiça e o governo do estado do Ceará inaugura, nesta terça-feira (29), a Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba – a 25 km de Fortaleza (CE). A unidade de segurança máxima – que terá capacidade para 500 presos – é uma das mais modernas do País. Foram investidos R$ 10,3 milhões provenientes do Fundo Penitenciário Nacional e outros R$ 6 milhões de contrapartida do estado.

A nova unidade contará com espaços de saúde – com farmácia, enfermaria, consultório médico e odontológico –, de educação – com salas de aula com capacidade para 120 alunos, biblioteca e sala de informática – e de trabalho – com áreas destinadas a atividades profissionais.

Há ainda máquina de raio-x para objetos, detectores de metal, sistema de videomonitoramento com 174 câmeras, cadeiras de identificação (que permite fazer a coleta de digitais, fotos, sinais particulares, tatuagens, mutilações e voz), além de body-scanner, equipamento que gera uma imagem detalhada de uma pessoa, evidenciando a presença de drogas ou armas, por exemplo.

 

Fonte:
Ministério da Justiça



29/11/2011 10:55


Artigos Relacionados


Alckmin autoriza contratação de mais de 1,3 mil agentes de segurança penitenciária

Adm. Penitenciária: Estado nomeia 820 Agentes de Segurança Penitenciária

CEARÁ DESENVOLVE AGRICULTURA MODERNA, AFIRMA ALCÂNTARA

Adm. Penitenciária: Escola de Administração Penitenciária forma mais duas equipes de GIR

Ceará recebe mais recursos para saúde bucal

Brasília receberá prisão de segurança máxima