CEARÁ DESENVOLVE AGRICULTURA MODERNA, AFIRMA ALCÂNTARA
É dessa forma, disse, que o estado vem atraindo importantes multinacionais que produzem e comercializam frutas, como a Del Monte e a Amway Corporation. Além dessas, o senador destacou os investimentos feitos pela Cione, empresa cearense que modernizou o plantio de cajueiros com base em tecnologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e aumentou sua produtividade em até 2.800%.
- Podemos observar que estamos saindo daquele estado de letargia natural que se instalou quando da perda de competitividade do nosso tradicional binômio: algodão mocó e gado. Estamos partindo para uma agricultura intensiva, moderna e tecnificada, com a indispensável educação para a agricultura irrigada - afirmou.
O recente desenvolvimento do plantio de frutas, disse o senador, levou à criação do Sindifruta, que reúne empresários da fruticultura e que tem apoio do governo estadual. Para Alcântara, o destaque obtido pelo Ceará na produção de frutas, permitiu que o sindicato promovesse, em setembro passado, a 7ª Frutal e o 16º Congresso Brasileiro de Fruticultura, onde foram discutidos os últimos avanços tecnológicos e onde foi lançado, pelo ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, o Programa Nacional de Fruticultura.
04/10/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alcântara ressalta importância da agricultura irrigada no Ceará
Ceará recebe penitenciária de segurança máxima mais moderna do País
Alcântara aplaude visita de FHC ao Ceará
Alcântara destaca bom desempenho da indústria do Ceará
ALCÂNTARA REGISTRA SEMANA DE FRUTICULTURA DO CEARÁ
ALCÂNTARA DESTACA CRESCIMENTO DA ECONOMIA DO CEARÁ